23/05/2018

​ Chef Tereza Paim é convidada para participar do projeto Cozinheiras Brasileiras, no Rio de Janeiro




​ 
No projeto, criado pelo restaurante Quitéria, a chef  fará o menu em homenagem a Dorival Caymmi

A convite da chef Alejandra Maidana, que comanda o restaurante Quitéria, em Ipanema, no Rio de Janeiro, a chef Tereza Paim, do Restaurante Casa de Tereza, marcará presença no evento ‘Cozinheiras Brasileiras’, o primeiro de uma série de quatro jantares com chefs convidadas de diversas partes do país, reverenciando a força da mulher, a gastronomia e a mistura de sabores e combinações. Na quinta-feira, 31, Tereza levará sua culinária regional para os cariocas, fazendo um tributo ao mestre Dorival Caymmi, apresentando um menu que inclui entrada, prato principal e sobremesa.

O menu degustação vem com citações a clássicos do compositor baiano, tanto na ‘vitrola’ quanto nos pratos. “A sensação é sempre de responsabilidade e compromisso com a Bahia, por isso, nada mais justo do que reverenciar a gastronomia com a música de Caymmi”, afirma a chef. “Sou muito ligada às artes e às expressões culturais, fontes inspiradoras para uma cozinha ainda mais gostosa”, revela. A série de jantares ainda terá como convidadas outras grandes chefs, como Janaína Rueda, Danielle Dahoui e Manu Buffara. O valor do jantar é de R$143 por pessoa (bebidas e serviço à parte).

O jantar será orquestrado em oito tempos, com trilha sonora marcada por algumas das canções emblemáticas de Dorival Caymmi. Serão dois amuse bouche, ou “divertimentos de boca”, como prefere Tereza: ao som de O que é que a baiana tem?, será servido um Caldinho de peixe e mandioca picante com beiju e creme de maturi, e com a música Vatapá o petisco será Telha de acarajé com vatapá e pimenta biquinho. A entrada, que terá como trilha Canção da partida, será Albacora em conserva cítrica, mix de folhas verdes e pão de licuri. O primeiro prato principal, Peixe em crosta de pimenta limão com risoto de capim santo, chegará à mesa ao som de O Bem do mar, e o segundo prato, Cordeiro em emulsão de tamarindo com mandioquinha, terá como trilha, Lenda do Abaeté.

Para a sobremesa, animada pela música Requebre que eu dou um doce, a chef propõe uma ‘sinfonia’ de doces: Carnaval doce da Bahia, uma cocada de forno com melado de cachaça, Mulata assanhada com frutas vermelhasQuindim e Pudim de puba sobre terra de chocolate, emulsão de mangaba e frutas vermelhas. Fechando o cardápio, Café com sequilhos e beijús recheados, ao som da canção Balaio Grande. A noite será finalizada ao som da sugestiva Você já foi à Bahia?, num convite da chef para que quem ainda não conheceu a Bahia venha conhecer, e quem já conhece, volte sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário