15/03/2018

Que Tal? promove a união entre a qualidade da cozinha autoral e a praticidade da comida a peso


Localizado na Pituba, restaurante tem na criatividade culinária, no respeito aos ingredientes naturais, na atenção aos detalhes e no ambiente acolhedor os principais diferenciais
 

Foi a ideia de unir a inventividade da gastronomia autoral com a praticidade da comida a peso que originou o Que Tal? Cozinha Criativa, restaurante localizado na Rua Território do Guaporé, 162, em Salvador (BA). “O que a gente quis trazer foi um espaço no qual o cliente consiga perceber a qualidade de um bom restaurante à la carte, mas com as vantagens de um restaurante de comida a peso”, explica a chef e administradora do estabelecimento, Lyvanna Soeiro.
Inaugurado em janeiro, o Que Tal? conta com a experiência de mais de uma década de atuação na gastronomia de seus proprietários e lança mão de um grande cuidado com os detalhes para cativar a clientela. Todos os visitantes, por exemplo, são recepcionados ao chegar ao espaço. As mesas, em madeira, conferem acolhimento ao ambiente, imaginado para fazer com que os clientes sintam-se em casa. Sobre as mesas, pequenos sousplats de crochê amparam vasinhos com plantas, conferindo ainda mais charme ao salão, tudo emoldurado por uma agradável música ambiente.
O clima combina com o criativo e refinado cardápio oferecido pelo Que Tal?. Imaginados por Lyvanna, os pratos são elaborados com esmero, a partir de ingredientes frescos e de qualidade. Filé de alcatra ao molho de pera, torta de berinjela com queijo coalho, pernil de cordeiro ao molho madeira com shitake, surubim ao molho de damasco e castanha... A inventividade da chef propiciou a criação de uma variedade de opções que permite ao restaurante apresentar cardápios diferentes todos os dias, por cinco semanas consecutivas. São oito opções diárias de pratos com proteínas, sem falar das carnes na chapa. “Mas estamos sempre evoluindo, experimentando e propondo novas receitas”, afirma.
Lyvanna ressalta que cada prato é concebido para que brilhe seu ingrediente principal. Além disso, as receitas são preparadas sem agentes químicos de nenhuma espécie. “Todos os caldos que usamos, por exemplo, nós mesmos produzimos, tudo com muita qualidade”, diz. “É como faço em casa. Aliás, a cozinha daqui é como a minha cozinha.”
Para garantir o frescor e a temperatura correta dos pratos, eles chegam ao bufê em pequenas travessas cerâmicas, que são as mesmas nas quais as receitas são finalizadas. “A gente não trabalha com travessas grandes”, informa a proprietária. “A gente usa travessas pequenas, que obrigatoriamente são repostas com mais velocidade. Isso permite que a comida esteja sempre fresquinha e que a apresentação esteja sempre adequada, além de fazer com que haja menos manipulação dos alimentos e que o calor dos pratos seja mantido por mais tempo.”
Lyvanna define os pratos do Que Tal? como “temperados com uma pitada mais acentuada de criatividade”. “Fazemos algumas provocações, seguindo um estilo próprio”, descreve a chef. O nome do restaurante em si já remete ao conceito: “Que Tal?”, ao mesmo tempo em que é um convite ("que tal conhecer este novo espaço?"), é uma expressão muito comum na cozinha da casa (“que tal experimentar esta nova combinação?”). “Temos uma cozinha intuitiva, experimental”, explica a proprietária.
Ela conta que, por causa das muitas novidades que introduziu na cozinha, precisou treinar bastante os funcionários do local – alguns com muitos anos de experiência em outros restaurantes. “A gente teve de quebrar paradigmas na cozinha”, conta. “Para conseguir fazer diferente, nosso modelo de produção precisa ser diferente. A gente termina sendo uma escola.”
*Crédito das fotos: Fouve Tourinho 

SERVIÇO
Que Tal? Cozinha Criativa
Tel.: (71) 3565-3583
Aberto todos os dias, das 11h30 às 15h30 horas

Preços (100g):
Buffet: R$5,79
Carnes especiais na chapa: R$6,79
(ref.: março/2018)

Redes Sociais:
Instagram: @quetalrestaurante
Fecebook: /quetalrestaurante

Nenhum comentário:

Postar um comentário