16/03/2018

Abertas inscrições para oficina “A Poética do Corpo-Lugar”, com Marcelo Sousa Brito


Oficina faz parte do Transborda – Programa de Formação em Artes Performativas



A cidade deve proporcionar não somente o espaço funcional, mas também o banal, o acidental, o secundário, o lúdico. Esta relação artística entre o corpo e a cidade é o tema da primeira oficina do Transborda – Programa de Formação em Artes Performativas, a ser realizada nos dias 09, 11 e 13 de abril pelo artista e teórico teatral Marcelo Sousa Brito.
Denominada “A Poética do Corpo-Lugar: Uma abordagem fenomenológica do corpo e da cidade”, a oficina busca proporcionar aos participantes a experiência de que cada lugar independente das condições de uso precisa ser ocupado, vivido em todas suas possibilidades: funcionais e lúdicas.
Para se inscrever, os interessados devem escrever para o e-mail transbordatransborda@gmail.com. O valor da inscrição é de R$ 200,00 e pode ser realizada até o dia 09 de abril.  
Poética
“O uso define o lugar e a poesia surge do uso. Independentemente de ser uma visão utópica de cidade, é esta mesma utopia, enquanto artista, que me faz pensar uma cidade onde o espaço para a poesia, a criação e a arte sejam garantidos bem como o espaço funcional”, revela Marcelo Sousa Brito, que acaba de lança o livro “O teatro que corre nas vias”.
Vencedor do prêmio Braskem 2006, na categoria revelação, pela direção do espetáculo “Guilda”, Brito destaca que suprimir o espaço do uso na cidade é tirar a poesia do cotidiano, pois esse uso pode ser poético, artístico. “É essa vivência que revela a vida na cidade com suas tensões, contradições, pausas, movimentos e poesia”, realça.
Desta forma, os coordenadores do Transborda comentam que essa experiência faz entender como o artista se relaciona com seu corpo e com a cidade, e, também, como a cidade interfere na relação do artista e sua criação. “A opção por um grupo mais heterogêneo vai colaborar com a diversidade de repertório em se tratando da relação do artista com a cidade na manutenção de seu corpo-lugar”, pontua Olga Lamas.
Perfil
Marcelo Sousa Brito é ator e diretor teatral, Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA, autor dos livros “O teatro invadindo a cidade” (EDUFBA 2012) e “O teatro que corre nas vias” (EDUFBA, 2017). Prêmio Braskem na categoria revelação 2006 pela direção do espetáculo “Guilda”. Atualmente é bolsista PNPD da Capes para de estágio de pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA.

Serviço
O quê: Oficina - A Poética do Corpo-Lugar: Uma abordagem fenomenológica do corpo e da cidade - Transborda – Programa de Formação em Artes Performativas
Quando: 09, 11 e 13 de abril, das 18h30 às 21h30
Onde: Espaço Cronópios – Santo Antônio Além do Carmo, 179
Quanto: R$ 200,00 – até o dia 06 de abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário