13/12/2017

O PRIMEIRO ‘PERCUCHAVISTA’ BRASILEIRO NO SEGUNDAS DO CHORINHO’


Encerrando a programação do ano de 2017, o Projeto SEGUNDAS DO CHORINHO - Ano 6 convida para o dia 18 de dezembro o primeiro ‘percuchavista’ brasileiro, e baiano, RUI DAS CHAVES, para capitanear a Roda de Choro Especial, recebendo amigos músicos chorões para juntos interpretarem clássicos do choro e da música popular brasileira, assim como vários outros músicos que sobem espontaneamente ao palco no formato Roda de Choro. Nessa noite especial o instrumentista Daniel Velloso (violão 7 cordas) apresentará a composição que fez especialmente para Rui das Chaves.
Tendo completado 6 anos de vida no mês de maio passado, o SEGUNDAS DO CHORINHO tem data, hora e local fixos. Acontece em todas as segundas-feiras de 2017, a partir das 20h, na Varanda do SESI Rio Vermelho, quando apresenta grupos e artistas que trabalhem com a genuína música brasileira, o Choro.  Uma verdadeira 'vitrine do choro na Bahia', com vários grupos convidados, tendo o formato de um a cada semana, uma parceria Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB, Comida de Varanda e Hessel Produções, sob a produção executiva de Willian Fraga.
O Projeto Segundas do Chorinho - Ano 6 retorna no dia 08 de janeiro de 2018 com o trabalho do instrumentista Ricardo Marques.

O couvert artístico custa R$ 20,00.

RUI DAS CHAVES – Rui Matos é soteropolitano, 64 anos, petroquímico aposentados. Há aproximadamente 6 anos começou a tocar o pequeno molho que possuía com chaves do carro e de casa, promovendo um suave som percussivo metálico, mas, com o passar dos anos, foi se aprimorando e encorpando o seu ‘instrumento musical’, acrescendo vários outros tipos e tamanhos de chaves, assim como a utilizar anéis de metal para provocar um volume sonoro maior. Desde 2013 vem se integrando aos grupos de choro e sambas da cidade no famoso formato ‘canja’, quando os músicos chegam e fazem uma participação especial em apresentações de outros artistas e grupo, tendo participados dos projetos Segundas do Chorinho, Jazz no MAM, Roda de Choro da Casa da Mãe, I Festival de Chorinho de Conde, entre tantos outros espaços da Capital.
Rui, já é figurinha carimbada nas rodas de choro da cidade do Salvador, onde chega puxa logo o seu estojo que guarda cuidadosamente um molho com dezenas de chaves para encantar o público presente. Mais recentemente o músico Vitório do Trompete o apelidou de Rui Percuchavista, o primeiro músico a tocar exclusivamente um molho de chaves, conhecido por nós, no Brasil.

Para essa noite de Roda de Choro Especial, Rui convidou os amigos Vitório do Trompete, Elisa Goritzki (flauta), Victor salles (violão 7 cordas), Reinaldo Boaventura (Pandeiro), Estevam Dantas (Sanfona), Mário Soares (Violino), Peu Souza (Bandolim), João Maurício (sanfona), Gel Barbosa (Sanfona), Daniel Velloso (violão 7 cordas),Raul Pitanga (percussão), entre tantos outros, fazendo uma grande festa do choro na Varanda do SESI.

Serviço:
O que: Projeto SEGUNDAS DO CHORINHO - Ano 6
Quando: sempre as segundas-feiras de 2017/2018
Horário: a partir das 20 horasDia 18/12/2017:  RUI DAS CHAVES & Convidados.
Couvert Artístico: R$ 20,00
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Realização: Hessel Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Maiores Informações: Tel.: (71) 9.9160-9140.

Nenhum comentário:

Postar um comentário