31/08/2017

Retorno da Transat Jacques Vabre

O Governo do Estado da Bahia – por meio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), a Prefeitura Municipal de Salvador – por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e o Yacht Clube da Bahia (YCB) farão uma coletiva de imprensa sobre o retorno da Transat Jacques Vabre, a mais longa travessia transatlântica até o Brasil, à Salvador. O encontro acontece nesta sexta, 1º de setembro, às 11h, no píer do Yacht Clube da Bahia.Estarão presentes para explanar e responder todas as questões referentes ao evento, o Comodoro do Yacht Clube da Bahia, Marcelo Sacramento, o Secretário Estadual de Turismo, José Alves, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco e dirigentes da Transat Jacques Vabre.

                                                                Sobre a Transat Jacques Vabre
A Transat Jacques Vabre está na sua 13ª edição e é considerada a mais longa travessia transatlântica até o Brasil.O destino da prova de 4.350 milhas náuticas - 8.056 quilômetros será Salvador (BA), depois de parar por duas vezes consecutivas em Itajaí (SC). A Transat Jacques Vabre larga de Le Havre, na Normandia, no dia 5 de novembro, com a participação de 42 duplas de quatro classes diferentes.
De dois em dois anos, velejadores das mais variadas nacionalidades se reúnem para a Transat Jacques Vabre, tradicional regata em duplas que larga da cidade francesa de Le Havre (França) desde 1993. São 42 duplas inscritas na disputa da mais longa travessia transatlântica até o Brasil. É uma prova que mistura história e desafio tendo como pano de fundo a movimentação comercial entre a Europa e as Américas na Rota do Café.
                                                             Sobre Salvador na regata 
A cidade recebeu a competição de 2001 a 2007 (a cada dois anos) e, ao lado de Itajaí (SC), são as únicas duas cidades brasileiras a serem porto de chegada da travessia. A largada oficial para a 13ª edição será dada no dia 5 de novembro, em Le Havre, e a previsão é de que os primeiros veleiros cheguem a Salvador no fim do mesmo mês.
                                                             Sobre a regata
A regata, que é disputada em duplas, larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café, característica que lhe rendeu o apelido de "Rota do Café". Em 2013, a regata reuniu mais de 590 mil visitantes nas duas Vilas da Regata (Le Havre e Itajaí). Participam quatro classes de veleiros: Class40, Multi50, IMOCA e Ultime, com 40, 50, 60 e até 100 pés respectivamente. A travessia ligando a Europa à América é disputada com apenas dois velejadores a bordo, que se revezam no comando da embarcação.
                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário