28/08/2017

​ ESPETÁCULO DE DANÇA “SOBRE A RETA DO FIM” MARCA A VOLTA DA CIA JOÃO PERENE AOS PALCOS

Foto: Marcley Oliveira.

Montagem traz reflexões sobre a sociedade contemporânea e o desafio da arte no estado

Reconhecida como uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do estado da Bahia, a Cia. João Perene – Núcleo de Investigação Coreográfica estreia no próximo dia 02 de setembro, às 20h, no Teatro Xisto Bahia, o espetáculo Sobre a Reta do Fim, montagem inédita que reflete os desafios de viver a dança nos atuais contextos econômico, político e social.
A investigação - cujos princípios estéticos estão diretamente relacionados com a qualidade do fluxo contínuo do movimento, surge em um momento de grandes transformações sociais, crises políticas, desvalorização da arte e fechamento de Cias relevantes para a dança no Brasil e no mundo.
Contrapondo toda austeridade social e na tentativa de sair da “zona quase morta”, a encenação “trata de resistência e de sublimar a realidade de forma poética sem deixar que toda esta situação tire dos artistas envolvidos com a proposta o seu lugar de honra: o Palco”, afirma João Perene – idealizador, diretor e coreógrafo do espetáculo.
Pensado para ser vivido em um só fôlego, o espetáculo segue umaqualidade de movimento baseada no fluxo continuo, exigindo dos bailarinos uma entrega visceral, imediata e intensa, uma vez que - após iniciada a dança, os corpos atingem extremos de movimento e exaustão.
Rompendo com as molduras clássicas, a dança contemporâneaagrupa uma coleção de métodos e sistemas desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna, emergindo numa nova noção de corporalidade. A busca por um sentido mais experimental e menos estratificado permite ao bailarino assumir posturas autônomas e interventivas na coreografia, demonstrando assim um mix de corpos multiculturais em suas referências e uma dança mais transversal em suas construções.
Para os espectadores, a dança propõe um ato refletido sobre a arte e sobre os reflexos que as conjunturas sociais e políticas impõem na indústria cultural. Acredita-se que após vivenciar o espetáculo, o(a) observador(a) possa se reconhecer como agente determinante em todo o processo que culmina na tão misteriosa reta do fim.
Contemplado no edital Setorial de Dança de 2016 do Fundo de Cultura, o Núcleo de Investigação Coreográfica cumprirá ao longo do mês de agosto a sua função social de levar arte e dança para todos, proporcionando assim um novo olhar sobre o contemporâneo e extrapolando os ambientes tradicionais de circulação e envolvimento.
Após estreia, o espetáculo segue temporada de apresentações nos dias 3, 9, 10, 16 e 17, no Espaço Xisto Bahia - Rua General Labatut, 27 – Barris, aos sábados (20h) e domingos (19h), com ingressos a preços populares – R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Para mais informações acesse www.joaoperene.com.br.

FICHA TÉCNICA
Gênero – Dança Contemporânea
Classificação - Livre
Direção, Coreografia e Figurino - João Perene
Assistente de Coreografia - Marcley Oliveira
Elenco - Barbara Barbará, Joely Silva, Luiza Agra, Neemias Santana, Ramon Moura
Luz - Gerard Laffuste
Produção Geral - Monica Brandi
Produção Executiva - Silvia Teixeira
Assessoria de Imprensa – Criativos Coletivos | Rodrigo Almeida e Monique Maione
Fotografia - Carlos Barral (Dadi)
Realização - João Perene Núcleo de Investigação Coreográfica e As Três Produções


Contato - João Perene: 99124-0296 

Nenhum comentário:

Postar um comentário