26/04/2018

Sarau de Itapuã comemora aniversário de Dorival Caymmi


O Sarau acontece segunda-feira (30) na Casa da Música e tem entrada gratuita


O próximo Sarau de Itapuã acontece na segunda-feira (30 de abril), e homenageia uma das maiores personalidades do bairro: Dorival Caymmi. Artistas como Carla Visi, Firmino de Itapoan, Lu Santana e Rede Sonora já confirmaram presença no evento especial Sarau Itapuã Canta Caymmi. O evento começa às 18h, com exibição de vídeos sobre a vida de Caymmi, acompanhada de um bate papo sobre o artista. A entrada é gratuita.

Dorival Caymmi nasceu em 30 de abril de 1914, e ao longo da sua trajetória viveu em Itapuã, que ainda era um humilde bairro de pescadores. Mesmo com o reconhecimento internacional, Caymmi não deixou de produzir arte sobre a Itapuã viva em seu imaginário. “A Itapuã de Caymmi ficou constelada nas suas canções praieiras, todas inspiradas na vivência dele com o povo deste lugar”, explica o músico e coordenador do espaço cultural, Amadeu Alves.

Reconhecendo a importância da obra de Caymmi na preservação da identidade local, além de outras grandes contribuições que sua produção artística trouxe, a Casa da Música, que fica em um dos principais lugares cantados pelo compositor, o “Abaeté de lagoa escura arrodeada de areia branca, celebra em grande estilo o aniversário de nascimento deste nome que foi pioneiro em colocar Itapuã, Salvador e a Bahia num lugar de destaque na cena cultural brasileira e mundial.

Sarau de Itapuã é uma realização da Casa da Música (SecultBA), em parceria com a IMA (Independência Musical Associada). O evento acontece há 10 anos, quinzenalmente, às segundas-feiras. O formato de Sarau permite a participação interativa do público em uma série de atividades.



Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário