16/04/2018

Projeto Petiz realiza feira de troca de livros e brinquedos no Xisto Bahia

Foto: Pedro Gabriel.
Ação tem como proposta aproximar crianças e jovens às diferentes linguagens artísticas

A Feira do troca-troca, ação promovida pelo Projeto Petiz, propõe o consumo consciente de livros e brinquedos e aproximar crianças e jovens às diferentes linguagens artísticas, com atividades gratuitas. O evento acontece no próximo sábado (21), a partir das 13h30, no Espaço Xisto Bahia e na Dimas, no Complexo dos Barris, em Salvador.

O local da ação leva o público para um espaço destinado à solidariedade através da troca de livros e brinquedos entre as crianças. Os interessados deverão levar os artigos em bom estado e a criançada poderá ainda participar de oficinas artísticas, sessão de cinema com curtas e animes, além de visitar a exposição “Lanterna Mágica - Audiovisual, Interação e Ludicidade”, que acontece na galeria Pierre Verger e conta um pouco da história do cinema baiano, através de uma proposta lúdica com enfoque infantojuvenil. A exposição tem curadoria de Aline Terra Nova, Roque Araújo e Simone Lopes.

Idealizada como uma maneira engajada e divertida de repensar a forma de consumo de adultos e crianças, estimulando assim a prática da troca brinquedos, ao invés da compra, a iniciativa serve para sensibilizar as pessoas sobre as consequências do consumismo infantil e minimizar e prevenir os prejuízos decorrentes dele. Em 2018, esta ação do projeto Petiz conta com a parceria da DIMAS – Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia – e traz também em sua programação um conteúdo pensado na importância da constituição de um ambiente de interação e ludicidade para crianças e jovens dentro da arte do cinema. 

Pais e filhos terão a oportunidade de se divertir juntos nas oficinas “É brincando que se aprende: oficina de educação musical”, onde participantes serão estimulados a experimentar e explorar as possibilidades sonoras com o uso de diversos objetos, e “De onde vem o som desse tambor? – contação de história e confecção de tambores”, que pretende, a partir da apreciação da contação da Lenda do Tambor Africano, confeccionar pequenos tambores utilizando material reciclado e proporcionar uma breve experiência de musicalização.

As duas oficinas serão ministradas por integrantes do Pé de Causos – Trupe de Contadores, grupo atuante em Salvador, com contação de histórias em bibliotecas e escolas públicas, formado por Maju Fiso - artista visual e educadora -, Alexandre Geisler - ator e educador -, e Valnei Santos - músico e educador. Para participar das oficinas artísticas, não será necessária inscrição prévia, entretanto as vagas são limitadas.

No encerramento da ação, será realizada uma grande sessão de cinema, com curtas-metragens e animes na Sala Alexandre Robatto. Neste espaço a plateia terá trânsito livre e os títulos que serão exibidos estarão disponíveis no site do Projeto Petiz.

O Petiz, através da Feira do Troca-Troca, busca despertar em pais e filhos o olhar sobre a importância de uma programação em família, que estimula a socialização, colaboração e criatividade das crianças, desde a escolha do item a ser trocado, até a descoberta de novas possibilidades de interação e consumo. Ações como esta permitem resignificar as relações em família e estimular o consumo consciente.

Contemplado no edital Dinamização de Espaços Culturais da Bahia 2016, o PETIZ tem o propósito de potencializar a fruição artística no processo que envolve o encontro da criança com a obra e é uma idealização da C.R.I.A.R.E – Projetos Culturais e Educacionais, coordenada por Poliana Bicalho, arte-educadora, produtora e mediadora cultural em conjunto com a BERÊ PRODUÇÕES, coordenada por Renata Berenstein, psicóloga, arte-educadora e diretora teatral.

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com
  
Serviço

Feira do Troca-Troca (troca de brinquedos e livros, exposição, oficinas artísticas, sessão de cinema de curtas e animes)
Quando: 21 de abril (sábado) 13h30 Às 17h
Onde: Espaço Xisto Bahia - Rua General Labatut, 27 – Barris
Aberto ao Público
Idealização: C.R.I.A.R.E – Projetos Culturais e Educacionais e Berê Produções
Parceria: Diretoria de Audiovisual - DIMAS Fundação Cultural do Estado da Bahia

Apoio financeiro: Governo da Bahia | Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário