13/01/2018

Polêmico filme de Cronenberg abre temporada 2018 do Cineclube Walter da Silveira




Convidados muito especiais, a psicanalista Clarissa Lago e o crítico de cinema e cineasta ítalo-brasileiro, Dino Lucas Galeazzi comentam "Crash - Estranhos Prazeres", de David Cronenberg, em 17 de janeiro, às 18h30, na Sala Walter. A sessão, com entrada franca, dá a largada para mais uma temporada de clássicos, lançamentos e filmes cults, no âmbito do projeto de difusão da Fundação Cultural da Bahia (FUNCEB), por meio da Diretoria de Audiovisual (DIMAS) .

Baseado na obra não menos provocativa do escritor britânico J.G. Ballard, o filme recebeu o prêmio do júri no Festival de Cannes em 1996. Será exibido na versão sem cortes. E como é habitual, com direito a bate-papo após a projeção.  O crítico de cinema Dino Lucas Galeazzi lembra uma declaração de Cronenberg que considera muito apropriada para resumir a natureza de sua obra e, particularmente, de "Crash": "Para mim, o primeiro fato da existência humana é o corpo humano", sintetizou o cineasta canadense.

Já antecipando um pouco do mote da conversa, após a sessão, Galeazzi  contextualiza: "Afastando-se da estética do terror corporal, que o tornara famoso na década de 1980, Cronenberg cria uma ficção científica que deixa de lado o espaço sideral para sondar espaços internos, profundos, obscuros e complexos quanto as entranhas do ser humano: diferente das demais distopias, proféticas e alegóricas, 'Crash - Estranhos Prazeres' (Crash, 1996) assusta por mostrar uma realidade incômoda que, infelizmente, já está acontecendo".

O projeto
O Cineclube Walter da Silveira, desde julho de 2015, já exibiu 17 clássicos do cinema de 12 nacionalidades diferentes, contemplando a obra de mais de uma dezena de grandes cineastas. As sessões reuniram um público de mais de 1600 pessoas na Sala Walter da Silveira, tradicional sede das exibições, e também em outros espaços como o Palacete das Artes e o Cine Itaú-Glauber Rocha, em atividades itinerantes do projeto. A ação também gerou um programa da web, o "Bate-Papo do Walter" (disponível no canal TV DIMAS do youtube), que registra os debates após as sessões, inserindo trechos dos filmes abordados e a contextualização histórica das obras analisadas.

A psicanalista Clarissa Lago, que também participa do bate-papo, saúda a iniciativa da FUNCEB/DIMAS: "Parabéns por promoverem projetos assim em nossa cidade. Salvador precisa de mais iniciativas como essa. E 'Crash', com toda certeza vai render excelentes discussões, debates...Adoro esses intercâmbios da psicanálise com o cinema, teatro, teledramaturgia, arte e literatura", finaliza. 


Sobre o filme
Crash - Estranhos Prazeres (Crash, ING/CAN, 1996)
Direção: David Cronenberg
Duração:100 minutos
Elenco: James Spader, Deborah Kara Unger, Rosanna Arquette e Holly Hunter.
Classificação: 16 anos

Sinopse - James Ballard (James Spader) se envolve em um terrível acidente automobilístico que acaba atingido outro carro no qual está um casal. O homem morre e a mulher fica bastante ferida, mas após o trauma e a raiva inicial ela acaba se tornado amante de James. Ao mesmo tempo passam a frequentar um grupo que tem como fetiche a reconstituição de acidentes de carros, nos quais famosas pessoas morreram. No entanto, estas reconstituições são propositadamente feitas sem nenhuma norma de segurança, aumentando sensivelmente o risco para quem participa da simulação e criando um clima de grande excitação para a plateia. A descoberta deste estranho prazer acaba atingindo a esposa de James e as relações sexuais tendem a serem quase sempre dentro de automóveis.

Serviço
Cineclube Walter da Silveira "Crash - Estranhos Prazeres" e Bate-papo com a psicanalista Clarissa Lago e o crítico de cinema Lucas Galeazzi
Quando: 17 de janeiro de 2018, às 18h30
Onde: Sala Walter da Silveira, R. General Labatut, nº 27, subsolo da Biblioteca Pública dos Barris
Apoio: Lume Filmes
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário