16/01/2018

IV Festival de Teatro da Caatinga recebe grupos do Brasil, Bélgica e Espanha

Foto: Leonardo Pastor.

Com entrada gratuita, o evento contará com a apresentação de grupos de Salvador, Jacobina, Vitória da Conquista, Irecê, Ilhéus e Natal


O IV Festival de Teatro da Caatinga, apoiado pela Fundação Cultural do estado da Bahia (Funceb/SecultBA) acontece entre os dias 19 e 27 de janeiro no município de Irecê, que fica a 480 km de Salvador. O evento será realizado no Auditório do Colégio Modelo (Centro) e no Cine Teatro Praça Céu. Nesta edição participarão artistas e grupos de teatro de outros estados do Brasil e até de outros países como Espanha e Bélgica.

Com entrada gratuita, o evento contará com a apresentação de grupos de Salvador, Jacobina, Vitória da Conquista, Irecê, Ilhéus e Natal com as montagens selecionadas para estes nove dias de festival. Entre os espetáculos estão O Sertão é o Mundo, Cyrculando, Teodorico Majestade, O Outro Lado de Todas as Coisas, Os Javalis, entre outros.

O diretor artístico do Festival e curador da Mostra, Paulo Atto, ressalta o desafio da curadoria durante o processo de seleção das montagens, após análise das 50 propostas inscritas: “diante da qualidade dos espetáculos e da diversidade de propostas cênicas, sejam nos temas abordados e linguagens adotadas, nosso trabalho precisou ser bastante cuidadoso e minucioso”. 

Sobre os temas abordados nas propostas apresentadas, Paulo complementou: “muitos dos espetáculos propostos apresentaram uma temática ligada à realidade do sertão, suas tradições e seu imaginário, exibindo falares, prosa poética e imagens sertanejas, fato que agrega valor ao nosso evento”, finaliza.

Edital - O IV Festival de Teatro da Caatinga que agita a cena artística do semiárido baiano foi o premiado no edital de 2016 - Setorial de Teatro da Funceb e está sendo realizado em parceria e apoio do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e Secretaria da Fazenda do Governo do Estado da Bahia.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br


Programação:


Sexta (19) às 19:30h Cyrculando, com a artista Pauline Zoe, da Bélgica
Sexta (19) às 20h O Sertão é o Mundo, com Oficina de atores, de Irecê
Sábado (20) às 20h Teodorico Majestade, com o Teatro Popular de Ilhéus
Domingo (21) às 19h Sobejo, da Outra Cia de Teatro de salvador; onde: Cine-Teatro Praça Céu
Segunda (22) às 20h Mós ai Quê, do Grupo Finos Trapos de Vitória da Conquista
Terça (23) às 20h Yabás, Companhia Sarau das Seis de Jacobina; onde: Cine –Teatro praça Céu
Quarta (24) às 20h La Novia del Viento, com Companhia Abrego Teatro, da Espanha
Quinta (25) às 20h O Outro Lado de Todas as Coisas, do Atelier Voador
Sexta (26) às 20h Os Javalis, do Grupo Teatro Nu
Sábado (27) às 19h Dubididum Taratatá, do Comboio de Teatro, do Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário