14/11/2017

AFRO FASHION DAY É NESTE SÁBADO NO PORTO SALVADOR


Além do desfile, que esse ano terá 100 looks, evento traz bate-papos, show e loja colaborativa

Chegou o grande dia. A terceira edição do Afro Fashion Day acontece neste sábado, 18 de novembro, no Porto Salvador Eventos (Comércio), com uma programação que inclui exposição fotográfica, bate-papos, loja colaborativa, palestras e shows, além é claro, do esperado desfile, que esse ano terá 100 looks. Criado para celebrar o mês da Consciência Negra, o Afro Fashion Day busca dar visibilidade para modelos negros, a cultura afro-brasileira e os trabalhos de marcas locais. A entrada é apenas 1 kg de alimento não-perecível e está sujeita à lotação do espaço. As doações serão destinadas ao Mesa Brasil Sesc.

Com uma expectativa de público de 3 mil pessoas, o Afro Fashion Day 2017 terá como tema Os Quatro Elementos da Natureza. Água, Fogo, Terra e Ar serão traduzidos na figura geométrica do triângulo, marca registrada do AFD. Na passarela, o tema virá através de um show fashion coordenado pela diretora artística do desfile, Nara Couto, responsável por unir os olhares de VJ Gabiru, DJ Telefunksoul, do produtor de moda Fagner Bispo e da companhia de dança Lekan Dance, coordenada pelo bailarino Ed Cruz, além de Dino Neto, que assinará a beleza pelo terceiro ano. 

Para chegar aos 100 looks desse ano, o Afro Fashion Day contou com a criatividade de 41 marcas baianas, além da participação do projeto Bahia Revoluções Criativas, do Instituto ACM, com produções criadas nas aulas do curso Armazém da Moda e que também estarão disponíveis para venda na Feira Colaborativa que integra o evento. A produção das peças foi acompanhada por Fagner, que dividiu o desfile em quatro blocos, de acordo com o elemento. O criativo, que é estilista, também assina algumas roupas que estarão na passarela. Os 100 looks serão desfilados por modelos selecionados em agências da cidade, além dos oito jovens escolhidos em cinco seletivas realizadas nos bairros de Salvador. Desfilam ainda os músicos Rafa Dias, do Attoxxa, Luã Faya, do Clube do Ragga, o DJ Raiz e o produtor cultural Uran Rodrigues.

“A terceira edição consolida o AFD como vitrine das produções baianas, valorizando o trabalho local, além de ser expoente para os modelos. A ideia é promover uma experiência através de outras linguagens, além da notícia. O projeto inclui música, dança, comportamento com ápice no desfile”, afirma Fábio Góis, gerente de Marketing e Mídias Digitais do CORREIO. “Mais do que um momento de moda, o Afro Fashion Day busca fomentar diversas oportunidades no âmbito econômico e cultural de Salvador”, completa Roberto Gazzi, diretor executivo do CORREIO. Criado pelo jornal CORREIO, o Afro Fashion Day 2017 é realizado com apoio institucional da Saltur e da Prefeitura Municipal de Salvador, patrocínio da Avon e apoio do Senac, Vizzano, Bellacor Estética, Sebrae e Ebam.

 
Programação
As atividades iniciam às 9h, quando o público já pode conferir a exposição Asas Urbanas, que teve três editoriais e produção assinada por Paula Magalhães, editora do caderno BAZAR, do CORREIO, e Leo Amaral, produtor de moda do suplemento. O primeiro editorial foi feito pelo fotógrafo Og Marcelo e teve como tema o apocalipse. Já o segundo contou com os cliques de Renato Santana no Comércio e a última parada aconteceu no Teatro Castro Alves (TCA), focando no minimalismo e na arquitetura modernista.

A programação segue com os bate-papos no espaço Papo AFD, no 2º piso do edifício, a partir das 10h50, com nomes como os estilistas Renato Carneiro (Katuka Africanidades) e Goya Lopes, o publicitário Paulo Rogério – co-fundador da aceleradora de negócios Vale Dendê -, a jornalista Ana Fernanda Souza, do coletivo Justa Moda, a especialista em bioquímica estética Josiane Marques de Sena Popoff - convidada pela Bellacor Estética, clínica voltada para o cuidado da pele negra –,  a estilista Madá Negrif, a maquiadora Maili Santos e o artista visual Yosh José, trazidos pela Escola Baiana de Arte e Moda (EBAM).

Às 16h, está programado o Avon Apresenta com o debate "Empoderamento e Empreendedorismo Feminino”. O momento contará com a presença de Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, a professora Ivete Sacramento, Secretária Municipal da Reparação Racial, e Maria Coelho, Gerente Divisional de Vendas da Avon. O encontro, para 150 pessoas, será aberto ao público. Quem quiser, pode acessar o Facebook do Correio ou o site oficial do evento - afrofashionday.com.br – para assistir ao debate. Tanto o Avon Apresenta quanto o desfile do AFD serão transmitidos ao vivo.

O Afro Fashion Day 2017 fica completo com os ritmos que irão animar o público durante todo o dia, como hip hop, rhythm and blues, funk e pagode. Das 13h às 13h40 acontece a apresentação do DJ Jack Nascimento, um dos responsáveis pelo movimento cultural e artístico Batekoo, e promete trazer sons que incluem Beyoncé, Tássia Reis, Rincon Sapiência e La Fúria. Na sequência, a Banda Rua 06 fará até 15h30, um pocket show autoral. A dupla, composta por Nid Iceberg e Lucas Garcez, estará acompanhada do DJ Marinho, que vai comandar as pickups enquanto eles apresentam as composições. Às 17h será vez do DJ Raiz, que vai trazer as batidas afro com afrohouse, kizomba, kuduro, dance hall, funk e samba. Para fechar, às 18h entra em cena o DJ Telefunksoul para embalar o desfile.

Senac no AFD
Sessenta oficinas, workshops, palestras, exposições e atividades relacionadas à cultura afro-brasileira estão sendo realizados desde o início do mês, em Salvador e em outros municípios baianos, por meio de uma ação conjunta entre o Afro Fashion Day e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. O Senac contribui com o evento desde a primeira edição, em 2015. Devido ao sucesso da programação nos anos anteriores e ao trabalho desenvolvido pela Casa Afro, na Rua Chile, a instituição estendeu as atividades para todas as suas unidades, incluindo, assim, o interior do estado. Na capital, os interessados em participar de algum dos 32 cursos gratuitos de beleza, moda, cultura, gastronomia, informática e fotografia, se encaminharam às sedes no Centro (Rua Chile, Comércio, Aquidabã, Praça da Sé e Pelourinho) e à Casa do Comércio, na Pituba. As outras 28 atividades foram distribuídas entre as cidades de Camaçari, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista e Porto Seguro.

Números do evento
50 marcas já participaram do AFD em três anos;
A primeira edição, em 2015, teve 36 pessoas na passarela; em 2016 foram 77 e esse ano serão 100;
9 agências participam do evento em 2017;
Cerca de 5 mil pessoas passaram pelas duas primeiras edições. Esse ano, a expectativa é de 3 mil ao longo do dia.

Serviço
Programação Afro Fashion Day 2017
Quando:
Local: 18 de novembro, no Porto Salvador Eventos (Comércio)
Acesso: um quilo de alimento não-perecível

Exposição fotográfica Asas Urbanas (térreo)
9h às 20h

PAPO AFD (piso 2)
10h50 – Fashionismo com Tradição e Identidade, com a estilista Madá Negrif (oferecimento Ebam – Escola Baiana de Arte e Moda)
11h40 –  Sustentabilidade na moda e o Fashion Revolution, com a jornalista Ana Fernanda Souza, articuladora do Coletivo Justa Moda
12h30 – A Indústria da Maquiagem Entende Mesmo desse Riscado?, com a maquiadora Maili Santos (oferecimento Ebam – Escola Baiana de Arte e Moda)
13h20 – Moda, Afroempreendedorismo e Economia Criativa, com designer Goya Lopes (Goya Lopes Design Brasileiro), Paulo Rogério Nunes (da aceleradora de negócios Vale Dendê) e o estilista Renato Carneiro (Katuka Africanidades)
14h10 – Particularidades da Pele Negra, com a especialista em dentística e bioquímica estética, Josiane Popoff, membro da Sociedade Americana de Peles Negras (oferecimento BellaCor Estética)
15h – A Interseção da Arte e Moda na Contemporaneidade, com o artista visual Yosh José (oferecimento Ebam – Escola Baiana de Arte e Moda)

AVON APRESENTA (piso 2)
16h - Empoderamento e Empreendedorismo Feminino

SOM AFD (piso 1)
13h – DJ Jack Nascimento (Batekoo)
14h40 – Banda Rua 06
17h – DJ Raiz

AFD STORE (piso 1)
9h às 20h

DESFILE AFD (piso 2)
18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário