18/09/2017

Prorrogadas inscrições para a segunda edição do Festival de Música Universitária de Salvador - MUSA



Em função da grande procura, o MUSA decidiu prorrogar suas inscrições, que devem ser feitas no site festivalmusa.salvador.ba.gov.br, até o dia 24 de setembro. E também por causa do feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, no dia 12/10, o festival será adiado para os dias 21 de outubro, quando acontece a semifinal, e 22, dia da grande final, sempre às10h30, no Parque da Cidade.

MUSA é o Festival de Música Universitária de Salvador que, em 2017, realiza sua segunda edição com uma premiação ainda maior e sempre com o intuito de revelar novos talentos através da criatividade musical e irreverência dos estudantes. Todos os universitários da Bahia podem participar do projeto, que foi idealizado, também, para se tornar um espaço de diálogo artístico-musical.

Com a parceria da Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), o festival distribuirá R$ 22 mil em prêmios entre os primeiros, segundos e terceiros lugares nas categorias Música, Intérprete Masculino, Intérprete Feminino, Instrumentista e Banda, além do artista plástico vencedor do designer do troféu Musa 2017.

O que foi um sucesso em 2016, promete ser ainda mais empolgante em sua segunda edição. No primeiro ano, 11 obras foram selecionadas para concorrer ao prêmio de melhor troféu, que teve escolha popular, e 277 músicas foram inscritas no festival.

De acordo com o presidente da Saltur, Isaac Edington, Salvador se tornou uma cidade propensa a grandes realizações, por isso o festival chega para fortalecer o calendário de eventos da cidade e ocupar um espaço fundamental. “O MUSA chega para potencializar o diálogo e a interação com as universidades e com os estudantes, assim como para engrandecer o cenário da música baiana, trazer o novo e gerar oportunidade. Salvador é culturalmente, e musicalmente plural, e o festival nos possibilita enxergar novos talentos”, acrescenta Edington.

Para a idealizadora do projeto, Eliana Pedroso, o MUSA aposta na irreverência artística, fomentada pelo descompromisso com regras de mercado e conceitos pré-estabelecidos e, também, se propõe a ser um espaço de intercâmbio de ideias e convivência. “É um festival de música universitária para ser assimilado como um espaço de ousadia estética, um lastro de movimentos artísticos renovadores”, ressalta Eliana.         

Processo de seleção - A seleção das músicas concorrentes é realizada em quatro etapas. A primeira é a pré-seleção, onde uma comissão de curadoria, formada pelos músicos Luciano Salvador Bahia, também diretor musical do projeto, Luisão Pereira e pela cantora Cláudia Cunha, escolhe 14 músicas para concorrer diretamente na semifinal.

Essa comissão também indica mais oito músicas para a fase “Musa Voto Popular”, que prevê apresentações públicas no Café-Teatro Rubi, no dia 11 de outubro às 20h. Nessa apresentação, a plateia indica as quatro últimas composições que irão para a semifinal do festival, somando um total de 18 concorrentes que se apresentarão no Parque da Cidade, em 21 de outubro, às 10h30, com acesso gratuito.

No dia 22 de outubro, segundo dia do festival, acontece, às 10h30, a grande final do MUSA, com a apresentação das 12 músicas já selecionadas. Acontece, também, a premiação das outras categorias. Para encerrar cada noite, o festival traz uma banda convidada, ainda uma surpresa a ser revelada, além da apresentação já confirmada do “Padrinho MUSA”, o músico Pedro Pondé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário