05/07/2017

Sofar Sounds realiza evento “secreto” em Salvador


As atrações, local e horário somente serão divulgados poucos momentos antes



 Foto: Heder Novaes

Sabe aqueles recados tipo “missão secreta”, em que no final do texto vem a informação: “Essa mensagem se autodestruirá em ‘x’ segundos”?. Pois bem, um show musical vai ser realizado domingo (16), as atrações, local e horário somente serão divulgados poucos momentos antes. O evento já marcou presença em 35 países e mantém a característica de guardar o segredo. As vagas são limitadas, máximo de 120 pessoas, podendo acontecer em locais inusitados, como a sala de uma residência, uma loja ou uma galeria.  O projeto Sofar Sounds é contemplado pelo edital setorial de música do Fundo de Cultura, Fundação Cultural, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Em edições anteriores participaram artistas como Larissa Luz, IFÁ, Targino Gondim, Pablo Dominguez, Leo Fressato, Sandyalê, Sertanília, Andrea Martins, Toco Y Me Voy, Adelmo Casé, entre outros que estão se destacando na cena local, mas também podendo aparecer novidades. São 3 a 5 músicos ou bandas que se apresentam, sendo gravado um clipe de cada artista que será divulgado na rede social do projeto, com visibilidade mundial. Cada show tem duração de 25 minutos onde o público é convidado a assistir às apresentações acomodados e em silêncio. Além das apresentações musicais, outras expressões da arte compõem o clima: pode ser um artista visual pintando ao vivo, exposições, performances entre os shows, um DJ, etc.

Não há venda de ingressos, nem bilheteria, o público é estimulado ao consumo cultural, fugindo da relação comercial tradicional de um evento de música em que se troca dinheiro por um ingresso. Este projeto funciona à base de colaborações voluntárias, onde são distribuídos em troca brindes como adesivos, playlists em mp3, cds, vinis, ecobags, almofadas, camisetas, entre outros. Os interessados podem acompanhar maiores informações no site internacional do projeto: https://www.sofarsounds.com/salvador, e seguir o roteiro de inscrição para garantir presença. Após o preenchimento da ficha, o solicitante em até 48 horas antes do evento recebe a confirmação do horário e local das apresentações.



Para o superintendente de Promoção Cultural da Secretaria da Cultura da Bahia, Alexandre Simões, o Fundo de Cultura cria condições para que ideias novas, inusitadas, possam ser colocadas em prática e movimentem a cena cultural baiana. “O fomento à cultura deve acontecer em todos os segmentos, dando vazão à produção local, valorizando artistas, produtores e também fortalecendo a economia da cultura, criando ocupações para diversos profissionais. Esse evento dá oportunidade a músicos em ascensão mostrarem seu trabalho e ter uma difusão que extrapola nossas fronteiras”.

Sofar Sounds - nasceu em Londres em 2009. Os amigos Rafe Offer e Dave Alexander decidiram criar um evento em que a música fosse o foco e a principal razão para reunir pessoas. Juntaram a isso um intrigante e estimulante fator: o segredo. Cada evento do Sofar Sounds é único. Primeiro, é itinerante: cada evento acontece em um lugar diferente, preferencialmente lugares inusitados como uma galeria, a sala de estar de alguém, ou um deck de piscina. Segundo, porque cada evento tem endereço e atrações secretas: os interessados se inscrevem para participar de um evento sem saber onde acontecerá e quais artistas se apresentarão.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artísticas e culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias Estaduais de Cultura e da Fazenda da Bahia. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: Mobilidade Artística e Cultural 2015.


Serviço:

Sofar Souds realiza evento “secreto” em Salvador
Local: A divulgar
Data: domingo, 16 de julho
Valor: Contribuições voluntárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário