18/07/2017

Palestra gratuita discute ações de combate ao bullying na sociedade



Muitas vezes uma agressividade vem disfarçada de brincadeira, seja no ambiente escolar ou em outras instâncias da sociedade. O ato de apelidar o colega por suas particularidades, para alguns, pode até soar como uma “brincadeira sem graça”, quando, na verdade, se trata de bullying. Para compreender melhor e desmistificar o tema, a Psicóloga Camila Miranda realiza a palestra “Bullying Não É Brincadeira – Reflexões sobre Mitos, Comportamentos e como Promover uma Cultura de Paz”, no dia 26/07, a partir das 10h, no Instituto de Letras da UFBA. O evento é gratuito e aberto ao público, organizado pelo TEMPÓS - Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFBA, voltado, principalmente, para estudantes e profissionais de pedagogia. As inscrições podem ser realizadas no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfa_mjIYa7_LTEar9eAvtZ2RRO3u1lZTo_7-K8h4a3Lp8h_GA/viewform?usp=sf_link

Em Salvador, pelo menos 40% dos estudantes já sofreram agressão física ou verbal na escola, de acordo com estudo realizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, Ministério da Educação (MEC) e Organização dos Estados Interamericanos (OEI), em 2015. “Para que as ações de combate ao bullying sejam mais eficazes, é preciso trazer a discussão e reflexão para a comunidade acadêmica, sociedade e desenvolver ações pedagógicas que visam a conscientização, inclusão e respeito às diferenças”, afirma a psicóloga Camila Miranda.

A participação da família é fundamental nesse processo educacional. “A prevenção é a palavra-chave e deve ser feita em parceria com as famílias, escolas e outros profissionais de saúde, através da orientação, imposição de limites por meio do diálogo e do exemplo”, conclui a psicóloga.

Sobre Camila Miranda

Psicóloga com mais de 15 anos de experiência na área educacional e ampla vivência na área clínica. Camila Miranda é graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (1998). Possui Pós-graduação em Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos do Desenvolvimento na Infância e adolescência pela Faculdade Hélio Rocha e Centro Lydia Coriat e Pós-graduação em Orientação Profissional pela Faculdade Ruy Barbosa (2003). Atua na cidade de Salvador-BA, onde integra a equipe de atendimento da clínica BabyClin, na Garibaldi, e realiza atendimento em Lauro de Freitas, em consultório no Shopping Atlântico Center.

Serviço:
“Bullying Não É Brincadeira – Reflexões sobre Mitos, Comportamentos e como Promover uma Cultura de Paz”
Data: 26/07/2017
Horário: 10h às 12h
Público: aberto ao público, voltado, principalmente, para estudantes e profissionais de pedagogia.
Inscrições:
Local: Labimagem - Instituto de Letras da UFBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário