15/06/2017

Transtornos de ansiedade é tema de palestra gratuita em Salvador


O evento gratuito será realizado, na próxima quarta-feira (21/06), às 19h, no auditório da Holiste Psiquiatria, no bairro de Pituaçu, em Salvador


O psiquiatra Victor Pablo e o psicólogo Claudio Melo são os palestrantes do Encontros Holiste. (Fotos: Divulgação)

Dor no peito, tremores, fome excessiva, dor de estômago ou diarreia, irritabilidade e insônia. Esses são alguns dos sintomas causados pelos transtornos de ansiedade, que incluem Síndrome do Pânico, Fobia Social, Fobia Específica, Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Distúrbio de Ansiedade Generalizada. Cada vez mais comuns, os transtornos de ansiedade serão o tema principal do próximo Encontros Holiste, com as palestras do psicólogo Cláudio Melo e do médico psiquiatra Victor Pablo. O evento gratuito será realizado nesta quarta-feira (21/06), às 19h, no auditório da Holiste Psiquiatria, no bairro de Pituaçu. As vagas são limitadas e os interessados precisam se inscrever pelo site holiste.com.br/encontros-holiste.
Quando uma pessoa está submetida a situações de perigo, é normal que ela reaja com ansiedade de forma a se preparar para defender-se ou fugir. “A ansiedade, nesse caso, serve como o sinal de alerta”, explica o psicólogo Cláudio Melo, da Clínica Holiste. O especialista esclarece, contudo, que há casos em que a ameaça não é visível ou reconhecível, ela é psíquica, ou seja, ela se origina de fatores emocionais e inconscientes. “Nessa situação, o que sentimos é angústia, um tipo de afeto similar a ansiedade, porém, sem um objeto reconhecível. Nesse contexto, a psicoterapia vai ajudar o indivíduo a compreender seus comportamentos e conseguir lidar com eles de forma mais efetiva”, afirma Melo, que irá tratar em sua palestra sobre o tema Quando tratar a ansiedade?
Já a palestra do médico psiquiatra Victor Pablo irá abordar como tema Pânico, fobias e ansiedade generalizada. O profissional garante que para o diagnóstico ser confirmado é necessário que os sintomas estejam presentes durante semanas ou meses, causando sofrimento, incapacitação ou risco de exposição física, moral ou financeira. “Os ataques de pânico, a timidez patológica, o imediatismo ansioso, preocupações excessivas, checagens excessivas, perfeccionismo, medo de lugares públicos e flashbacks de eventos horríveis são algumas das alterações centrais em transtornos ansiosos”, comenta o psiquiatra.

SERVIÇO
Evento: Encontros Holiste
Palestrantes: psicólogo Claudio Melo (Tema: Quando tratar a ansiedade?) e o psiquiatra Victor Pablo (Tema: Pânico, fobias e ansiedade generalizada)
Data: Quarta-feira, dia 21/06
Horário: às 19h
Local: Auditório da Clínica Holiste (Rua Marquez de Queluz, 323, Pituaçu)
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário