20/06/2017

Projeto Afrotonizar prorroga inscrições para cursos gratuitos em Salvador


Voltado para jovens negros com faixa etária entre 14 e 30 anos

O Projeto Afrotonizar, voltado para jovens negros, prorroga inscrições até o dia 30 de junho, para oficinas sobre economia criativa, moda, cosméticos, gastronomia e audiovisual. O projeto recebe apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. O Afrotonizar, acontece em 4 bairros de Salvador, no Centro, na Liberdade, na Plataforma e no Uruguai, tendo como objetivo potencializar os trabalhos já existentes nestas comunidades e o desenvolvimento de outros empreendimentos, assim como incentivar o crescimento socioeconômico e novos modelos colaborativos.
O público prioritário é composto por jovens e adultos negros com faixa etária entre 14 e 30 anos, que tenham interesse em desenvolver atividades e práticas formativas para a melhoria de vida da população em seus territórios. O projeto vai ficar durante uma semana em cada bairro, de 3 a 8 de julho no Curuzu, de 10 a 15 de julho, no Espaço Cultural Alagados, de 17 a 22 de Julho, no Centro Cultural Plataforma e de 24 a 29 de Julho, no Centro Cultural Que Ladeira é Essa?. As oficinas serão realizadas no turno da tarde e ministradas por Naymare Azevedo, idealizadora do projeto assim como Luma Nascimento, também criadora do Circuito Rolezinho, Loo Nascimento, da Dresscoração, Larissa Fulana de Tal, do Coletivo Tela Preta, Angélica Moreira, do restaurante Ajeúm da Diáspora e Mona Soares, da Ewé Cosméticos.
A iniciativa conta ainda com apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do site Lista Negra, que conta histórias de vidas de empreendedores negros, e das lideranças comunitárias e organizações dos territórios onde as oficinas serão realizadas, como o bloco afro Ilê Ayiê, o Centro Cultural Que Ladeira é Essa?, a Rede de Protagonistas de Itapagipe (Reprotai) e o Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS).
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário