20/06/2017

Pacientes em reabilitação participam de festa junina na Região Metropolitana de Salvador


Iniciativa tem o objetivo de estimular a inclusão social, o lazer e a melhoria das condições emocionais e autoestima destes participantes


Imagem: Ilustração​

Amendoim, canjica, milho, bolo e outras delícias típicas do São João irão compor o arraiá de pacientes que estão em processo de reabilitação, na Clínica Fênix, na Região Metropolitana de Salvador, nesta quarta-feira (21), a partir das 8h30. Além dos quitutes tradicionais da época, haverá ainda apresentações de teatro e dança. “A ação tem o objetivo de proporcionar a inclusão social, o lazer e a melhoria das condições emocionais e autoestima destes participantes”, relata o diretor e psicólogo do estabelecimento, Joaquim Moura.

A atividade, que não contará com bebidas alcoólicas e excessos, faz parte do período de recuperação e desintoxicação dos pacientes, tendo em vista a necessidade do convívio social e também do oferecimento de ações que estimulam e contribuem para uma boa saúde mental e corporal. “Dentre os benefícios, está o fato de não excluir o indivíduo, em tratamento, das festividades, fazendo com que ele curta esse momento de forma saudável e consciente”, detalha Joaquim.

Outro ponto destacado pelo psicólogo diz respeito ao internamento voluntário, pois mostra que o paciente deseja mudança no seu estado atual de vida. Quando isso é em um período festivo, só reforça a vontade de evitar o contato direto com as substâncias psicoativas, como drogas e álcool, e a influência de terceiros. “Para esse tipo de tratamento, oferecemos o Fênix Breve, serviço que funciona com admissões e altas programadas, incluindo acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e atividades diversificadas”.

Dependência Química
Segundo Levantamento Nacional de Famílias dos Dependentes Químicos, somente no Brasil, ao menos 28 milhões de pessoas têm algum familiar que enfrenta esse tipo de problema, enquanto cerca de 37 milhões de brasileiros são usuários de algum tipo de entorpecente.  Para amenizar essa estatística, estabelecimentos estão sendo criados com o objetivo de proporcionar o acompanhamento, a desintoxicação, conscientização e reabilitação do paciente, através de atividades lúdicas e recreativas, que proporcionam paz, bem-estar e conforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário