23/05/2017

Fêmina Fala



Roda de mulheres com o intuito de expressar a voz da alma, a fala genuína e a comunicação criativa

A roda de mulheres “Fêmina Fala”, uma nova proposta do projeto A Arte de Falar – por uma Comunicação Criativa, mediado pelas educadoras Mariana Freire e Josiene Borges, acontece no dia 28 de maio, das 09h às 17h, na Casa Guió, Rio Vermelho.
A proposta do Fêmina Fala é criar um espaço vivencial para mulheres que se propõem a expressar a voz da alma e a fala genuína em um compartilhamento de sororidade, irmandade e empoderamento feminino.
A metodologia consiste, na primeira parte, em vivenciar diversos exercícios, dinâmicas e jogos que possibilitem a experimentação e liberação da voz, fala e comunicação, a partir da investigação da introdução "Cantando Sobre os Ossos" do livro "Mulheres que Correm Com os Lobos", de Clarissa Pinkola Estés.
Em um segundo momento, todas as participantes irão se debruçar na criação de um "ofício de fazer com as mãos", como diz a autora do livro, conduzida pela, também, contadora de histórias e bordadeira Josiene Borges, convidada deste encontro.
Josiene e Mariana sugerem que cada mulher leve uma peça de roupa que faça parte da história de sua família, ou qualquer tecido que tenha um valor significativo, e toda vivência corpórea será canalizada na criação de um bordado e/ou costura representativa. Estarão disponíveis, no local do encontro, diversos tipos de linhas, tecidos, miçangas (materiais diversos) para a confecção.
De acordo com Mariana, a cada roda do Fêmina Fala, uma artista/especialista/fazedora/criadora irá conduzir as participantes à feitura e criação, coletiva ou individual, dentro da sua área de conhecimento, que dialogue com o trecho do livro daquele encontro. “Assim, poderemos criar danças circulares, vídeos, amuletos, bordados, cantos etc., que congreguem a vivência do dia”, complementa Freire.
Esta roda é destinada a mulheres, a partir de 15 anos de idade, que sintam o chamado para criar juntas com outras mulheres. Para participar é só preencher a ficha de inscrição e realizar depósito, ou transferência da contribuição mínima, enviando o comprovante para o contato abaixo.


Mariana Freire - Mãe, atriz, educadora e especialista em ludicidade e desenvolvimento criativo de pessoas. Teve participação em mais de 30 espetáculos teatrais e também realizou atividades como diretora de teatro, produtora cultural, apresentadora, professora e preparadora de corpo, voz e interpretação. Atualmente, usa toda a sua energia para expandir o projeto Arte de Falar – Por uma Comunicação Criativa.
Josiene Borges - Educadora, narradora de histórias e bordadeira. É especialista em ludicidade e desenvolvimento criativo de pessoas, uma apaixonada por criar com as mãos, pintando, colando e costurando. Atualmente, desenvolve uma pesquisa sobre arte e ilustração têxtil.

Serviço:Local: Casa Guió (Rio Vermelho)
Dia: 28/05 (domingo)
Horário: 09h às 17h
Contribuição Mínima: R$ 50,00

Mais informações:
Mariana Freire: (71) 9 9932-0685 (whats) / artedefalar8@gmail.com / Instagram: artedefalar / Facebook: A Arte de Falar / FÊMINA FALA
Flavia Castagno - 71 99977-7616 / acasaguio@gmail.com / @casaguio
. Casa Guió: Rua Odilon Santos, 202, Rio Vermelho  (duas casas antes da boate Commons)

Nenhum comentário:

Postar um comentário