28/04/2017

Time de chefs comandam a 4ª edição do Festival Sabores de Itacaré



Cerca de trinta estabelecimentos vão participar do festival, que acontece de 13 a 23 de Julho. O evento integra ainda, uma programação cultural que promete animar a cidade. 
Caco Moteiro, um dos chefs que compõe o time da 4ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré (Divulgação)
Em 2017, o Festival Gastronômico Sabores de Itacaré traz chefs renomados da gastronomia local e nacional.  Entre os chefs que já confirmaram a presença estão Leonardo Roncon, paulista de Santo André, especializado em alta gastronomia, Marcos Oliveira, mais conhecido como Chef Meia Noite, natural de Itacaré e que atualmente trabalha em São Paulo, no Botica Gastronômica; Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do restaurante Origem em Salvador e Caco Marinho, um dos mais bem-sucedidos chefs de Salvador. 
O time estará à frente da Cozinha Show, que acontece nas noites do Festival, sempre às 18h. O espaço é preparado para a interação entre profissionais da gastronomia e o público. Os chefs convidados mostram suas habilidades, preparam receitas ao vivo e ensinam alguns truques da cozinha.  
Os artilheiros do time são os chefs da terra, Júnior França, Consultor em Gastronomia; Paulo Pinto, da Sorveteria Show de Bola; Marly Catarina, do Café Cacau Restaurante e Lanchonete, Clécio Campos, do Restaurante Itacarezinho; leleco, Restaurante Espaço Brasil; Jô da Villa Ecoporan e Aurelien Roche, do Txai Resort.
Usando produtos da agricultura familiar, eles valorizam a “gastronomia de raiz”, que será tema do evento. Esse ano a Cozinha Show acontece nos dias 13 a 16 de julho e será montada na Avenida Castro Alves, na Orla de Itacaré. O evento também vai realizar oficinas infantis de pizza, chocolate e hambúrguer. A programação oficial será divulgada nas próximas semanas.

O Festival Gastronômico Sabores é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, e conta com patrocínio da Bahiatursa e da Secretaria estadual de Turismo do Governo da Bahia.

SOBRE OS CHEFS:

LEONARDO ROCON
Apresentador do programa “Chefes em Ação”, na TV Aparecida. Rocon acumula 15 anos de experiência a frente de grandes hotéis e restaurantes do Brasil, como: Hotel Intercontinental de São Paulo, Hotel Mercure e Rede All Saints de Restaurantes de Salvador. Com graduação e pós pela Escola Senac, o paulista é puro talento e não separa a cozinha de outra grande paixão: a boa música. É na união de ingredientes tradicionais e inusitados, que o chef elabora receitas conhecidas internacionalmente de encher os olhos e os paladares mais exigentes ao redor do mundo.

MARCOS OLIVEIRA – MEIA NOITE
Dedicado, interessado e com facilidade de aprendizagem, vêm adquirindo boas noções de cozinha ao longo de 5 anos de atuação no ramo. No atual trabalho, teve oportunidade de ganhar vasta experiência ao passar por todas as praças do restaurante, tanto na cozinha do serviço de buffet quanto na do serviço à la carte. Sua determinação e comprometimento ajudaram-no a sempre alcançar desempenho de destaque, levando-o a conquistar consequentes promoções e novas oportunidades de assumir maiores desafios. Suas qualidades de uma pessoa comunicativa, extrovertida e que trabalha muito bem em grupo o levaram a assumir responsabilidades que vão além da preparação de pratos: atua como auxiliar e professor das aulas ministradas pelo Restaurante Capim Santo, é o ponto de referência na liderança do time da cozinha na ausência dos sous chef; participou ativamente do projeto de redefinição do cardápio de saladas do Restaurante Capim Santo, e neste mesmo foi responsável ao longo de 2 anos pela coordenação do buffet servido no almoço. Outras características diferenciais são a iniciativa e a pré-disposição para atuar em diversas funções: trabalhou como garçom, barman e participou de eventos diversificados e feiras gastronômicas (ex. FISPAL).

FABRÍCIO LEMOS
Formado na francesa Le Cordon Bleu, Fabrício Lemos começou na cozinha em Miami, nos Estados Unidos. Durante esse período se dividiu entre os estudos e o trabalho de lavador de pratos em um restaurante italiano – casa em que permaneceu até virar cozinheiro. Ao todo, foram 14 anos trabalhando em restaurantes americanos até que decidiu voltar à Bahia. Em 2010, passou uma temporada no Mistura, mas foi no Al Mare que o trabalho do chef começou a ganhar destaque. Com liberdade para criar, ele aproveitou para aplicar no cardápio da casa as influências adquiridas nos Estados Unidos. O nome de Fabrício virou destaque na mídia e passou a chamar a atenção de Edinho Engel, do Amado. Não tardou para que recebesse o convite para assumir o comando das panelas no lugar do experiente chef. Assim, Fabrício assumiu o cargo no início de 2015. Em 2016 inaugurou o Restaurante Origem, levando a alta Gastronomia para Salvador.

LISIANE AROUCA
Lisiane transformou a paixão e a necessidade de ajudar a família em empreendimento, tornou o bufê 4Chef’s que fundou com mais três amigas e se especializou em   design de bolos e consultora pâtisserie. Hoje comanda o Restaurante Origem junto com o chef e esposo, Fabrício Lemos.

CACO MARINHO 
É um dos mais bem-sucedidos chefs de Salvador. Autodidata, iniciou sua carreira há mais de 20 anos na capital baiana e é responsável pela concepção de diversos empreendimentos na cidade. Engajado na promoção e desenvolvimento da cena gastronômica local, é chef e sócio do premiado restaurante soteropolitano DOC Casual Dinning. Atua também como curador do projeto Salvador Boa Praça, feira gastronômica que leva os chefs para cozinhar ao ar livre, em contato direto com o público. Partidário do Slowfood, o paulista radicado há 25 anos na Bahia, atua como colaborador dos produtores de mel de abelhas nativas e também dos produtores da carne de fumeiro de Maragogipe (BA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário