25/04/2017

DUOBEM NO DIA DO TRABALHADOR


Na noite de 01 de maio de 2017, em comemoração ao Dia do Trabalhador, o Projeto SEGUNDAS DO CHORINHOconvida o DUOBEM, formado por Elisa Goritzki (flauta) e Victor Sales (violão 7 cordas e guitarra), que apresenta composições consagradas com novos arranjos e interpretações, recebendo amigos chorões, para juntos interpretarem clássicos do choro e da música popular brasileira, assim como vários outros músicos que sobem espontaneamente ao palco no formato ‘Roda de Choro’.

Com 5 anos de vida, o SEGUNDAS DO CHORINHO tem data, hora e local fixos. Acontece em todas as segundas-feiras de 2017, a partir das 20h, na Varanda do SESI Rio Vermelho, quando apresenta grupos e artistas que trabalhem com a genuína música brasileira, o Choro. Uma verdadeira vitrine do choro na Bahia, com vários grupos convidados, tendo o formato de um a cada semana, uma parceria Hessel Produções e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

O couvert artístico custa R$ 20,00.

DUOBEM - Formado por dois músicos experientes, que já atuam no cenário do choro há muitos anos, o DUOBEM surgiu no ano de 2005 em Salvador. Cada um dos integrantes traz experiências dentro do choro, tanto de âmbito nacional quanto internacional, o que permitiu uma troca grande de informações e ideias musicais, que têm contribuído para a inspiração de novos elementos em seus arranjos e interpretações.
O DUOBEM busca traduzir para os dois instrumentos – a flauta e o violão, toda a riqueza musical do Choro, presente na dimensão camerística que este gênero musical instrumental brasileiro traz em sua essência. Dentro do Choro podem ser vistos vários estilos musicais como o baião, a valsa, o maxixe, polca, samba-choro, dentre outros.

Elisa Goritzki – flauta - Graduação em Flauta transversal na Universidade Federal da Bahia/Brasil. Especialização em Flauta transversal na Escola Superior de Música de Stuttgart/Alemanha. Participou de muitos Cursos e Festivais de Música, no Brasil e no Exterior. Realizou recitais, workshops, além de apresentações de Choro, no Brasil, Alemanha, Suíça, França e Itália. Foi iniciada na tradição do Choro nas Rodas e “Brincadeiras” na casa de Edson 7 Cordas, em Salvador/BA. Tem convivido com muitos Chorões e participado de vários grupos de Choro, desde o tempo de estudante. Mestra pela UFBA, realizou pesquisa sobre a arte de ornamentação e improvisação no Choro, no exemplo de Manezinho da Flauta, grande flautista do Choro do Rio de Janeiro. Concluiu seu Doutorado em Flauta transversal na Universidade Federal da Bahia, realizando uma pesquisa entre os Chorões de Salvador/BA sobre o fenômeno da interpretação no Choro. Concluiu o Pós-doutorado em 2010, na UFBA, com uma pesquisa sobre os processos de ensino/aprendizagem do Choro em Salvador/BA. Fundou e coordenou durante 10 anos o Projeto Roda de Choro do Teatro Vila Velha, em Salvador/BA, de 2000-2010. Recebeu o Prêmio de melhor instrumentista - Troféu Caymmi/2007, apresentando o espetáculo “A Flauta no Choro”, em Salvador/BA. Com o grupo de Choro Novato participou do Festival Sommersprossen, em Rottweil/2007, realizando em seguida concerto e workshop com o grupo na Escola Superior de Música de Karlsruhe, Stuttgart e Kassel. Em 2011/12 manteve em Stuttgart, durante um ano e meio, o Projeto Roda de Choro sob os auspícios da Secretaria de Cultura desta cidade. Em abril de 2013 participou como docente no 6° Encontro de Choro de Toulouse e fundou em Stuttgart o Centro de Cultura Brasileira – VILA BRASIL, através do qual realiza concertos, Rodas de Choro e workshops na Alemanha e Europa. Em Janeiro de 2014 e 2015 participou do projeto Pérolas Mistas de Carlinhos Brown sob a coordenação do maestro Ângelo Rafael.
Desde março de 2014 criou e coordena a Roda de Choro da Casa da Mãe, é flautista do grupo de choro PATUSCADA e do DuoBem, além de apresenta-se com frequência no cenário musical baiano.

Victor Sales – Violão 7 Cordas e Guitarra - Tem a música presente em seu cotidiano desde a infância, e atua profissionalmente desde os dezesseis anos. Teve aulas de canto, violão, guitarra e percussão. Foi integrante da Banda Psirico, de 2001-2004, atuando em shows de grande porte em São Paulo, Rio de Janeiro e em todo o Nordeste, que lhes valeu o Troféu Caymmi e o Troféu Dodô e Osmar, em 2004. Classificou-se entre os melhores intérpretes e compositores do II UNIFEST/2005 – II Festival Universitário de Música de Salvador. Tocou com vários grupos no Festival de Verão e no Carnaval de Salvador, de 2001 a 2006. Estudou violão com os professores Robson Barreto e Horácio Barros Reis e atualmente é aluno do curso de graduação em Música Popular da UFBA. Canhoto do violão 7 cordas, Victor Sales tem participado de eventos ligados ao Choro desde o início de 2004. Atuou no show “A Flauta no Choro”, de Elisa Goritzki, candidato ao Troféu Caymmi /2005, no Teatro ACBEU. Participou do Projeto Roda de Choro do Teatro Vila Velha, fazendo parte do núcleo de base. É membro fundador do Novato, com o qual tem feito muitas apresentações desde sua fundação. Com o grupo Novato fez turnê na Alemanha em junho de 2007, tendo se apresentado em várias cidades, dentre elas Rottweil, onde participou do Festival Sommersprossen 2007. Em 2008 se apresentou com o grupo Novato em abril, no Mês do Choro no Pelourinho, assim como no Palacete das Artes, na “Semana Nacional do Museu”, em 17 de maio. Realizou turnê na Europa com o grupo Novato em junho e julho de 2008, com apresentação nas cidades de Kassel Alemanha e Amsterdam-Holanda. Na Europa, participou de projetos de percussão em Barcelona-Espanha. Em agosto de 2008 participou da Caravana Caymmi no Pelourinho/Salvador, realizando o show “Choro Bordado” com o grupo Novato. Fez parte de 2008 a 2010 do núcleo base do projeto Vila do Choro, no Teatro Vila Velha/Salvador. Atualmente apresenta-se regularmente no cenário musical baiano, além de violonista e guitarrista do DuoBem.

Serviço:
O que: Projeto SEGUNDAS DO CHORINHO
Quando: sempre as segundas-feiras de 2017
Horário: a partir das 20 horas
Dia 01/05/2017: DUOBEM & Convidados

Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Realização: Hessel Produções e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Maiores Informações: Tel.: (71) 9.9160-9140.

Nenhum comentário:

Postar um comentário