27/03/2017

Festival Caymmi leva a nova música da Bahia ao Passeio Público

Foto: Rafael Rocha.

Evento gratuito começa nos dias 8 e 9 de abril com programação que destaca novos artistas e valoriza as manifestações urbanas da cidade

Os jardins seculares do Passeio Público vão reverberar a nova música da Bahia durante o Festival Caymmi de Música, que começa nos dias 8 e 9 de abril. Gratuito e aberto ao público, o Festival vai ocupar praças e espaços públicos de diversos bairros de Salvador em quatro finais de semana que vão até o final de maio com intensa programação.

Além de show protagonizado por novos artistas baianos – concorrentes ao Prêmio Caymmi de Música –, e com participação de nomes nacionais, o evento vai destacar a multiplicidade dos movimentos urbanos da cidade, valorizando o consumo consciente, a sustentabilidade e o pensamento colaborativo, e promovendo atividades de bem-estar, oficinas artísticas, feira de trocas, vivências, gastronomia e mostras de coletivos criativos já atuantes nos bairros e no entorno dos locais que receberão o evento.

Tendo a música como fio condutor dessa movimentação, o Festival Caymmi estreia no dia 8 de abril (sábado) reunindo em um espetáculo musical, sob direção artística de Márcio Meirelles, os artistas Flávia Wenceslau, Junior Maceió, Irmão Carlos e Quabales, todos concorrentes na categoria ‘Show’ ao Prêmio Caymmi de Música. A participação especial fica por conta da cantora paulistana Anelis Assumpção.

No dia 9 (domingo), sobem ao palco Sarau do Poeta, Luedji Luna, Forró da Gota e Renata Bastos. O cantor Curumin é a participação confirmada da tarde. Além dos concorrentes da categoria ‘Show’, as produções dos concorrentes às categorias ‘Videoclipe’, também serão apresentadas durantes os Festivais. Ao todo 80 videoclipes serão incluídos na programação e veiculados ao público. As atividades da programação têm início às 8h e os shows acontecem às 16h.

“A proposta dos festivais é reverberar esta nova música da Bahia por toda cidade, de forma gratuita e agregadora. Como um movimento cultural, juntamos também outras linguagens artísticas, expandindo ainda mais as ondas sonoras do projeto”, explica Elaine Hazin, diretora geral do Festival. Ela salienta também que a participação do show concorrente nas edições do Festival Caymmi não significa a seleção ou indicação do inscrito como finalista ou vencedor do Prêmio nesta categoria. A curadoria é assinada pela Comissão Julgadora do Prêmio, que à medida que assiste aos shows concorrentes define uma grade artística para os eventos.

Além do centro da cidade, em abril o Festival vai passar também pelo subúrbio ferroviário, nos dias 29 e 30, movimentando o Parque São Brás, em Plataforma. Em maio, o Festival Caymmi chega a Itapuã (dias 13 e 14), ocupando a Praça Dorival Caymmi e, por último, movimenta o Parque da Cidade, nos dias 27 e 28.

Com realização da Via Press Comunicação e Eventos, o Festival Caymmi de Música conta com patrocínio da Vivo e do Governo do Estado, através do FazCultura,Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, além da parceria da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da BAND Bahia, Band News FM, TVE e Rádio Educadora.

Música em Movimento no Passeio
Imbuído da missão de valorizar os espaços públicos que servirão de palco para suas atividades, e contribuindo com a sua revitalização, o Festival Caymmi, em um diálogo com a cidade, convida atores sociais e coletivos artísticos e culturais das comunidades do entorno a ocuparem, nesse primeiro evento, o Passeio Público – há séculos um ponto de cultura e movimentação artística e social de Salvador, já tendo abrigado inclusive um dos primeiros jardins botânicos da capital.

No sábado (8) as atividades de bem-estar começam às 8h com a prática de meditação Raja Yoga oferecida pela organização Brahma Kumaris. Às 9h, a Associação Que Ladeira É Essa e o coletivo Musas iniciam a ocupação artística do Festival com o bate-papo seguido de atividades de defesa pessoal do ‘Vivências Quilombolas’. A movimentação prevê ainda uma mostra expositiva do trabalho artístico desses coletivos que ficará aberta à visitação nos dois dias.

Dando espaço a criadores e artesãos, as feiras iniciam suas atividades às 10h, tanto no sábado quanto no domingo. No Trocadilho, o público terá a oportunidade de trocar entre si, de forma aberta e livre, produtos diversos. Já o Mercadilho destacará a atividade produtiva nos setores das artes visuais, moda, design e decoração tendo como premissas o consumo consciente e a sustentabilidade, com produtos feitos a partir de materiais mais naturais, de reuso e, alguns, biodegradáveis.
Também na manhã de sábado, às 10h30, o coletivo MUSAS ministra uma oficina prática aberta ao público de construção de bonecos e objetos em grandes dimensões a partir de material reciclado e técnicas de grafite. A gastronomia urbana estará presente nos foodtrucks que começam a oferecer seus produtos a partir das 12h, quando também tem início a discotecagem do coletivo Tropical Baiana. Às 14h, a comunidade do Solar do Unhão apresenta o Sarau do Gueto, performance com poetas e escritores locais.

No domingo (9), a programação tem início novamente às 8h com prática de yoga corporal oferecida pela professora Carla Dantas, que há três anos desenvolve o projeto gratuita ‘Amanhecer com Yoga’ em Salvador. Em seguida, junto com o início das feiras, às 10h, o Grupo Canela Fina realiza um Piquenique Musical com contação de histórias e inteiramente dedicado às crianças. Depois da gastronomia com os foodtrucks e da Vitrolagem com Tropical Baiana, o coletivo Sociedade da Prensa realiza a oficina Ateliê de Impressos. Já às 15h30, o coletivo Lugar de Gigantes realiza a última oficina do dia, dedicada à manipulação de bonecos gigantes, que desfilam, em seguida, em um mini cortejo.

Os Festivais Caymmi de Música contam com direção geral de Elaine Hazin, direção artística de Márcio Meirelles e direção musical de João Meirelles e Ronei Jorge. A concepção cenográfica dos espaços do Festival é assinada pela Mimo - Arquitetura Consciente, com criações do coletivo CRIA.


Programação Festival Caymmi – Passeio Público

SÁBADO – 8/abril
8h – Meditação, com Brahma Kumaris
9h – Ocupação/bate-papo Vivências Quilombolas (Associação Que Ladeira É Essa e coletivo Musas)
10h – Início das Feiras - Mercadilho + Trocadilho
10h30 - Oficina de Livres Expressões (coletivo Musas)
12h – Gastronomia - Foodtrucks
12h – Vitrolagem, com Tropical Baiana
14h - Sarau do Gueto (comunidade Solar do Unhão)
16h – Show | Flávia Wenceslau, Junior Maceió, Irmão Carlos e Quabales –Participação Anelis Assumpção

DOMINGO – 9/abril
8h – Yoga, com Carla Dantas
10h – Início das Feiras - Mercadilho + Trocadilho
10h – Piquenique Musical, com Canela Fina
12h – Gastronomia - Foodtrucks
12h – Vitrolagem, com Tropical Baiana
13h - Oficina Ateliê de Ofícios (coletivo Sociedade da Prensa)
15h - Oficina de Manipulação de Bonecos Gigantes (coletivo Lugar de Gigantes)
15h30 – Mini cortejo de Bonecos Gigantes (coletivos Lugar de Gigantes e Junta Salvador)
16h – Show | Sarau do Poeta, Luedji Luna, Forró da Gota e Renata Bastos – Participação Curumin

Serviço:
Festival Caymmi de Música
Datas: 8 e 9 de abril (sábado e domingo)
Atrações: Flávia Wenceslau, Junior Maceió, Irmão Carlos e Quabales (sáb) | Sarau do Poeta, Luedji Luna, Forró da Gota e Renata Bastos (dom)
Participações especiais: Anelis Assumpção (sáb) e Curumin (dom)
Local: Passeio Público (Campo Grande)
Horário: Atividades - a partir das 8h | Shows – 16h
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário