24/03/2017

ÁLAMO FACÓ LEVA MONÓLOGO “MAMÃE” À CAIXA CULTURAL SALVADOR



Foto: André Maceira.
Peça de teatro inédita na Bahia se baseia em história real vivida pelo ator

A Caixa Cultural Salvador apresenta, de 30 de março a 2 de abril (quinta-feira a domingo), o espetáculo teatral Mamãe, escrito, dirigido e encenado pelo ator Álamo Facó. Baseado em uma experiência pessoal vivenciada pelo autor, o monólogo estará em cartaz pela primeira vez em Salvador. As apresentações ocorrem de quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h, com ingressos vendidos a preços populares.

Com colaboração do diretor César Augusto, Mamãe traz à cena, tabus que permeiam a morte, as variações do consciente e os limites do amor entre mãe e filho. O espetáculo foi concebido a partir da convivência do autor com o diagnóstico de tumor cerebral que vitimaria sua mãe. Além das apresentações, Álamo Facó irá ministrar uma oficina voltada para autores e atores, aberta ao público, no dia 1º de abril.

Os ingressos para todas as apresentações serão vendidos a partir das 9h da quinta-feira (30), na bilheteria da própria CAIXA Cultural Salvador, na Rua Carlos Gomes, 57, Centro.

A síntese do relevante:

Facó usa a expressão “a síntese do relevante” para definir o processo criativo através do qual concebeu o espetáculo. Foi após o falecimento de sua mãe, Marpe Facó, cem dias após um diagnóstico de tumor cerebral, que o autor se inspirou para projetar o monólogo. Em Mamãe, Álamo interpreta os dois personagens, ele próprio, no papel de Lázaro e sua mãe, que, perdendo suas faculdades mentais, começa a expandir sua consciência a limites inesperados.

“Esse trabalho solo nasceu da necessidade de levar aos espectadores uma história real, sem sentimentalismos. Apesar do tema, a peça é colorida, para cima, não traz o drama exacerbado, nem tampouco sua estética traz os tons pastéis de um hospital. Tem como prioridades o encontro com o espectador e a busca pelo ineditismo como possibilidade”, explica Álamo Facó.
Em cartaz pelo Brasil desde 2015, Mamãe é o segundo monólogo do ator, que revisita a parceria profissional com o diretor carioca César Augusto que teve início com Talvez, um dos primeiros monólogos brasileiros a ser escrito e encenado por um brasileiro em sete países na Europa e América Latina (Inglaterra, Escócia, Berlim, Amsterdam, Chile, Argentina e Lisboa).
Oficina para atores e autores:

Na oficina “O autor-ator no limite entre o teatro e a performance”, Álamo Facó irá dividir as experiências do seu processo de trabalho solo, vividas nos monólogos Talvez e Mamãe. O encontro acontece no dia 1º de abril (sábado), das 15h às 18h, e contemplará 25 pessoas, que sejam preferencialmente autores ou atores.

Além da troca de experiências, o artista irá sugerir exercícios em que os participantes são autores e atores de cenas que serão apresentadas ao final da oficina. Os interessados podem se inscrever na recepção da Caixa Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, 57, Centro, com uma hora de antecedência ao início das atividades. O critério de seleção será o da ordem de inscrições e a classificação indicativa é de 16 anos. 

Serviço:Teatro – Mamãe, com Álamo Facó
Período: de 30 de março a 2 de abril de 2017 (quinta-feira a domingo)
Horário: às 20h (quinta-feira a sábado) e às 19h (domingo)
Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro)
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Bilheteria: venda de ingressos a partir das 9h de quinta-feira (30), para todas as sessões
Classificação indicativa: 12 anosInformações: (71) 3421-4200Conveniência: estacionamento gratuito ao lado

Nenhum comentário:

Postar um comentário