24/03/2017

“A ética é a perfeição e isso não existe”, afirma Leandro Karnal durante debate em Salvador


O professor e historiador Leandro Karnal e a médica psiquiatra Fabiana Nery encerram o primeiro Ciclo de Palestras Holiste, na noite dessa quarta-feira, dia 22/03, em Salvador.


Foto: Diogo Bastos*

“Um homem não é completamente ético, porque a ética é a perfeição e isso não existe. Sou uma pessoa que busca a ética”. Essa foi uma das frases proferidas pelo professor e historiador, Leandro Karnal, durante o encerramento do primeiro Ciclo de Palestras Holiste, na noite dessa quarta-feira (dia 23/03), em Salvador. O evento debateu o conceito e a importância da ética diante dos novos paradigmas da sociedade atual. “Vendo quem nos governa e como nos governa, questionamos se os loucos não somos nós”, afirmou Karnal, fazendo uma associação com uma das histórias do célebre escritor Khalil Gibran, para tentar explicar a crise de credibilidade que atravessamos.
O doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Karnal citou um trecho da “Ética a Nicômaco”, de Aristóteles, que afirma: “a virtude ética é adquirida pelo hábito; não nascemos com ela, mas nossa natureza é capaz de adquiri-la e aperfeiçoá-la”. Para o historiador, o critério validador da verdadeira ética atual é o “eu”. “O futuro vai nos estudar através do Facebook”, disparou ao falar do egocentrismo da sociedade contemporânea.
Autor de livros e artigos nas áreas de história, ensino e religião, Karnal ainda falou sobre racismo e preconceito. “O racismo é de uma irracionalidade brutal, assim como a explicação de que a vítima foi estuprada porque estava usando uma minissaia. Queria estender porque as pessoas são tão solidarias com as doenças físicas e totalmente preconceituosas com as doenças mentais”, questionou Karnal.
O evento gratuito, que teve suas inscrições encerradas em poucos dias, foi aberto pela médica psiquiatra da Clínica Holiste, Fabiana Nery, que abordou o tema Os dilemas da ética na psiquiatria. “Os dilemas éticos são encruzilhadas que desafiam a todos, de filósofos a juristas. A bioética nos convida a pensar no que é certo ou errado em relação a vida dos seres humanos e de animais”, explicou a especialista.
A coordenadora do Centro de Estudos Holiste provocou a plateia, ao perguntar se é eticamente admissível tratar um paciente contra sua vontade. “O objetivo final de toda internação involuntária é o tratamento e remissão dos sintomas dos transtornos psiquiátricos. Em casos graves, a internação é a única solução que o paciente tem”, afirma a psiquiatra.
A médica ainda tratou de outro tema polêmico. “O encerramento dos leitos psiquiátricos nos hospitais públicos vai institucionalizar a desassistência aos pacientes que estão em estado grave e agudo. Nós temos é que modernizar os hospitais e melhor equipá-los”, adverte. Para a doutora em Medicina e Saúde, “o fechamento desses leitos é extremamente cruel com os pacientes psiquiátricos e familiares, num momento em que eles estão mais fragilizados”, sentenciou Fabiana Nery.
Grandes pensadores - Promovido pelo Centro de Estudos Holiste, o Ciclo de Palestras Holiste, foi realizado em cinco edições, iniciadas em julho de 2016, reunindo psiquiatras, psicólogos e outros profissionais da saúde mental. O evento recebeu palestras do filosofo Luiz Felipe Pondé (Os desafios da Mudança); da pesquisadora Carmita Abdo (Comportamento Sexual); do sociólogo Demétrio Magnoli (Fanatismo religioso); do psiquiatra e psicanalista Jorge Forbes (O conceito da Felicidade), do psiquiatra Luiz Fernando Pedroso (Psiquiatria para Além da Medicina e Radicalismo Político e Transtorno Mental), da médica psiquiatra Fabiana Nery (Sofrer por amor: Qual o limite?) e do psiquiatra André Gordilho (Tristeza e Depressão: como diferenciar?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário