22/02/2017

Pessoas da terceira idade também curtem o Carnaval


Precauções antes, durante e depois são fundamentais para curtir os dias de folia sem preocupação

Foliã assídua do Carnaval, mesmo aos 70 anos, a aposentada Ivonete Ferreira, não abre mão de curtir a maior festa popular brasileira, mas sabe que precisa respeitar os limites da idade e tomar alguns cuidados. “Adoro o Carnaval. Todos os anos encontros antigos colegas de trabalho e é a maior animação. Ficamos num barzinho próximo ao circuito, sentados e protegidos do sol e, quando queremos, levantamos para ver os trios. Procuro usar roupas leves, sapatos confortáveis e me alimentar bem antes de sair”, relata.
Segundo a geriatra  do Cisviver – Núcleo de Saúde, Simone Lessa, "aquecer o corpo é muito importante para quem vai caminhar e dançar, sobretudo na terceira idade. Uma boa opção é realizar um alongamento antes de sair. Em relação à vestimenta, o ideal é usar roupas leves e calçados fechados com sola emborrachada para estabilizar a pisada e evitar acidentes. Beber sempre água para hidratar e se proteger do sol, com protetor solar e chapéu". Ainda de acordo com a especialista, essas são dicas com foco na qualidade de vida e longevidade. "Cada fase requer precauções diferentes, principalmente os foliões da terceira idade, que precisam de alguns cuidados antes, durante e depois, para aproveitarem os dias de festa com muita alegria e diversão", explica.
A médica ressalta também a importância de estar sempre com a saúde em dia para não haver contra tempos nos dias da folia. “Na terceira idade é indispensável adotar hábito saudáveis, através de uma alimentação adequada. Deve-se priorizar frutas e legumes, evitar frituras e açúcar, além de diminuir a quantidade de sal na hora de preparar as refeições. Realizar exercícios físicos regularmente, fazer check-ups e o acompanhamento médico são fundamentais. Assim, sempre estará sadio para aproveitar não somente o Carnaval”, conclui.
Qualidade de vida e longevidade
Idealizado com o conceito de gerenciamento da saúde, o CISVIVER possui três pilares: o Check-up Executivo, o Reestabelecimento da Saúde e Manutenção da Qualidade de Vida, através de serviços integrados e uma equipe multiespecialista, voltada para a medicina preventiva com foco na longevidade. O Núcleo de Saúde fica localizado próximo a Avenida Magalhães Neto, na região do bairro Costa Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário