21/02/2017

Laysa Durski ensina versões sem glúten das sobremesas clássicas do Madero


A chef patissier da rede e também gestora do restaurante de Miami, recriou as receitas do Petit Gâteau de Doce de Leite e do Brownie de Chocolate com farinha de arroz

Imagem: Chef Laysa Durski – Guilherme Pupo

Salvador, 21 de fevereiro de 2017 - Há quase um ano, a chef patissier do Madero, Laysa Durski, adota uma dieta livre de glúten. “Descobri que a proteína me fazia muito mal, por isso, decidi cortar da minha alimentação”, conta ela, que assina o menu de sobremesas do restaurante e também é gestora do Madero Miami desde 2015.

Para poder aproveitar os doces que mais gosta e que criou para o cardápio do Madero, Laysa fez alguns testes na cozinha e adaptou as receitas do Petit Gâteau de Doce de Leite e do Brownie de Chocolate. A versão sem glúten dos clássicos leva farinha de arroz ao invés da farinha de trigo. “O sabor é praticamente o mesmo e a textura muda um pouco. O Brownie fica até mais cremoso com a substituição. O segredo é usar farinhas de qualidade”, diz a chef.

Confira abaixo as receitas do Petit Gâteau de Doce de Leite sem glúten com calda de frutas vermelhas e do Brownie de Chocolate sem glúten da chef Laysa Durski:

Ingredientes do Petit Gâteau:
4 gemas
4 ovos
120g de açúcar
110g de farinha de arroz
200g de manteiga sem sal
600g de doce de leite

Modo de preparo:
Derreta o doce de leite com a manteiga em banho maria. Reserve. Bata os ovos, as gemas e o açúcar até ficar bem fofo e esbranquiçado. Acrescente a mistura de doce de leite com manteiga e bata até ficar homogêneo. Acrescente a farinha, só até misturar. Encha forminhas de Petit Gâteau untadas e enfarinhadas e resfrie por pelo menos 2 duas horas. Asse em forno pré-aquecido a 210 graus por mais ou menos oito minutos.

Ingredientes da calda:
200g de açúcar
500g de mirtilo congelado
500g de framboesa congelada
500g de morango congelado
2 colheres de sopa de rum

Modo de preparo:
Leve tudo, com exceção do rum, para ferver, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e acrescente o rum. Sirva sobre o Petit Gâteau.


Ingredientes do Brownie de chocolate:
335g de chocolate meio amargo
165g de manteiga sem sal
400g de açúcar
5 ovos
200g de farinha de arroz

Modo de preparo:
Derreta o chocolate com a manteiga, sem aquecer muito. Coloque na batedeira os ovos e o açúcar. Adicione a farinha e, por último, a mistura de chocolate. Coloque para assar em uma forma com papel manteiga a 150 graus. Se desejar, coloque nozes e pedaços de chocolate na massa.

Ingredientes da calda:
230g de chocolate meio amargo
230g de chocolate ao leite
700g de creme de leite fresco (nata)

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve para derreter em fogo médio. Sirva quente sobre o Brownie.


Sobre a Laysa Durski
Sua veia gastronômica vem de família: filha do chef Junior Durski, Laysa é graduada na mais conceituada escola de gastronomia do mundo, a Le CordonBleu, em Paris. Formada em primeiro lugar no curso de pâtisserie, a jovem voltou para o Brasil e expressou sua paixão no menu de sobremesas dos restaurantes Madero e Durski. É responsável, entre outros pratos, pela criação das receitas dos doces mais famosos da rede: o Petit Gâteau de Doce de Leite com calda de frutas vermelhas e o Brownie com Calda de Chocolate. Atualmente ela faz a gestão do Madero Miami, onde mora há mais de um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário