01/12/2016

Percepções de mundo das crianças são expostas na mostra “Construções Infantis”


A Exposição “Construções Infantis” reúne obras de crianças de 01 a 06 anos, com o objetivo de valorizar a arte na infância, disponível para visitação gratuita na Galeria B. Arte, no Shopping Paralela, até o dia 03/12, das 09h às 22h. Os Faróis de Salvador, Bombeiros, Releituras de Gustavo Rosa e Recriações de Hélio Oiticica são alguns títulos das obras realizadas a partir de técnicas mistas de pintura com tinta guache, acrílica e anilina. “Ao montar a exposição vemos que as crianças são talentosas. Percebemos que se você dá orientação, ferramenta para que elas desenvolvam os seus processos criativos, os resultados podem ser surpreendentes. Inserir as crianças no contraste com as obras traz uma harmonia e valorização da produção infantil, pois o trabalho deles está intercalado com os artistas profissionais”, comenta o curador e artista, Chico Maia.

O projeto é a culminância do trabalho de artes desenvolvido ao longo do ano na Escola AMA. As técnicas são trabalhadas no dia a dia. “Quando a criança lida com a arte desde o início desenvolve um olhar crítico para a vida. Aprende que há um fundamento e sentimento por traz das criações, além de desenvolver a coordenação motora e oralidade”, conta a professora de artes, Carla Moreira. 

Durante a vernissage, o público se mostrou surpreso com o resultado do trabalho das crianças. “Não parecem quadros feitos por crianças. A professora me explicou que o trabalho é feito por etapas, camadas. O resultado é surpreendente”, afirma a médica Carolina Almeida. 

O projeto de artes na Escola AMA tem como objetivo favorecer e desenvolver a coordenação motora, a observação, a formação de conceitos e signos representativos. “O desenvolvimento de atividades artísticas contribui também para o entendimento dos códigos sociais, possibilitando a apreciação da leitura de diferentes culturas, ajudando na formação crítica e estética do indivíduo”, explica a artista plástica e diretora pedagógica da Escola AMA, Maria Lúcia Argolo, que destaca a importância das artes plásticas desde os primeiros anos de vida como forma de desenvolver a criatividade e formar futuros adultos capazes de criar soluções para os desafios da vida. 

*****
Criada há 20 anos, a Escola AMA tem como objetivo uma educação que envolva, além de um ensino de excelência, projetos com atividades que transformem os alunos em pessoas socialmente responsáveis, com senso crítico e criativas. Sua filosofia pedagógica sociointeracionista oferece turmas do Berçário até Grupo 6 em meio período e horário integral. Um de seus diferenciais é a quantidade de alunos por turma: no máximo, 16 crianças, mesmo nas salas dos grupos 4 e 5. A AMA integra o Sistema de Ensino Pueri Domus, referência em educação em todo o Brasil há 60 anos. A Escola está localizada na Avenida Tamburugy, 358, Patamares.

 (01.12.2016)

S E R V I Ç O:
O quê: Exposição coletiva de crianças “Construções Infantis”
Onde: Galeria B. Arte - Shopping Paralela (L2).
Quando: Em cartaz até 03 de dezembro.
Horário: Das 09h às 22h.
Quanto: Gratuita.
Informações: (71) 9303-1454

Nenhum comentário:

Postar um comentário