02/12/2016

Mandioca é inspiração do 11º Festival de Cultura e Gastronomia em Praia do Forte


Estabelecimentos do setor hoteleiro da antiga Vila de Pescadores e do Litoral Norte concorrem ao Tempero no Forte 2016
 
Prato assinado pelo chef Jorge Mendes que será servido na Pousada Sobrado da Vila
Os melhores chefs de cozinha de todo o Brasil promovem, desde ontem (1º) até o dia 11 de dezembro, o Tempero no Forte - Festival de Cultura e Gastronomia, realizado pela 11ª vez, em Praia do Forte. Este ano, o ingrediente escolhido foi a mandioca, e mais de 30 estabelecimentos entre restaurantes, hotéis e pousadas vão oferecer o melhor da culinária local para turistas, visitantes e quem aprecia uma boa comida.
Nascido em Portugal, o chef Jorge Mendes, que atualmente mora em Salvador e comanda a cozinha do Restaurante Tasca Pereira, assina o prato que será servido no Restaurante Vila Gourmet, da Pousada Sobrado da Vila. Os clientes poderão experimentar o Carré de Cordeiro na Tapioca, Gratin de Mandioquinha com Crocante de Pistache e Glace (R$69).
Confira a receita!
O prato é composto por 200g de carré francês de cordeiro, tapioca ralada para empanar, 200g de mandioquinha, 150ml de leite, 30ml de creme de leite, 3g de noz moscada, sal, pimenta, queijo grana padano e 50ml de demi glace de cordeiro. Para preparar é preciso limpar os carrés e colocá-los em pares. Na sequência, triture no liquidificador a tapioca, de modo a preparar uma farinha 50% pó e 50% bolinhas. Tempere os carrés com sal e pimenta, enfarinha e frite em óleo. Fatie a mandioquinha no mandolim, cozinhe no leite e creme de leite, temperando com noz moscada, sal e pimenta do reino. A seguir, coloque o conteúdo em uma assadeira e leve ao forno 180°C e deixar secar. Corte com aro, molhe com líquidos da sobra, coloque o queijo ralado e leve ao forno quente para gratinar. Para servir, é só dispor verticalmente os carrés, colocar o gratin de mandioquinha e molhar com o demi. Bom apetite!
Jantar Magno 
Hoje (02), das 21h às 00h, o Hotel Via dos Corais realizará o Jantar Magno (R$ 150), do Festival Tempero do Forte, com a participação de três grandes chefs. A entrada será a Salada Duca, do chef Beto Pimentel (BA), composta por maturi, coco de licuri, lâminas de coco verde, biribiri, manga e temperos especiais, acompanhada de creme de aipim e pindoba; o prato principal fica por conta da chef baiana Tereza Paim (BA), que servirá Costelinha Suína em Confit Cítrico com Abóbora e Mandioca Crispy. A sobremesa é montada pela chef Chuca Cardoso, que será a pirâmide de tapioca - bricelet com sorvete de tapioca e calda de frutas vermelhas com Nutella. 
Sobre os Chefs
Jorge Mendes (Portugal/Bahia)
Nascido em Portugal, o chef Jorge Mendes chegou ao Brasil em 81. Em São Paulo, desenvolveu uma empresa de comércio exterior que se especializou no comércio internacional de perecíveis, por 30 anos. Isso lhe rendeu um vasto conhecimento da matéria-prima para uma boa cozinha, desde a sua produção, transporte e logística e à sua conservação. Depois veio para Salvador e com consultoria do amigo e chef, Tiago Caparroz, junto com a esposa Suzana Viana, abriu as portas do The Beef. Hoje comanda a cozinha do Tasca Pereira.
Beto Pimentel (Bahia)
O premiado chef Beto Pimentel, do restaurante Paraíso Tropical, de Salvador, é um dos maiores nomes da culinária brasileira e já conquistou o mundo: leste europeu, Itália, Paris, África do Sul, Estados Unidos e China são alguns dos lugares que já se renderam aos seus encantos. Na Itália, chegou a sair em 13 jornais num único dia. Não é à toa. Ninguém nunca ia imaginar, por exemplo, que kiwi, goiaba, caju, jaca, carambola e outros tantos tipos de frutas ficariam tão saborosas levadas à grelha. 
Tereza Paim (Bahia)
Idealizadora e anfitriã do Tempero no Forte, hoje comanda dois dos mais famosos restaurantes de Salvador, o Casa de Tereza, um espaço altamente concorrido para a realização de eventos ligados às mais diversas expressões de arte, e o Terreiro Bahia.
Chuca Cardoso (Bahia)
Há mais de 15 anos se dedica à gastronomia. Foi sócia/chef de cozinha do restaurante Joana Francesa, em São Paulo, considerado o melhor restaurante de comida brasileira pela Veja em 2001. Desde 2004 se aprimora nos sabores da cozinha italiana em uma série de intercâmbios gastronômicos. Atualmente, mantém uma Fábrica Artesanal de massas e é consultora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário