21/10/2016

Terceira edição do Canto Skol celebra o experimentalismo sonoro da Bahia



Evento acontece nos dias 1 e 2 de novembro, no Parque Boa Vista - Engenho Velho de Brotas. A entrada é gratuita!   
A percussão será o fio condutor da próxima edição do Canto Skol, que acontece entre os dias 1 e 2 de novembro no Parque Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas. O local vai receber uma série de atividades ligadas às novas linguagens percussivas, como workshop, oficinas, mesa-redonda, roda de timbal, e shows.
Entre as atrações da terceira edição do Canto Skol estão a cultuada banda IFÁ Afrobeat, com participação de Peu Meurray, o projeto de improvisação Bahia Experimental e convidados, e o coletivo de beats eletrônicos B_T_PGDÃO.
O projeto Canto Skol tem como proposta ativar diversos espaços alternativos e esquecidos da cidade. Com recorde de público, o projeto teve duas edições realizadas na Quadra do Apaxes, no Dique do Tororó.
Com uma curadoria específica, o Canto Skol discute junto com a comunidade local os assuntos e temas de interesses dos jovens. Além dos shows, o Canto Skol promove  oficinas, palestras e rodadas de bate papos com músicos, produtores e artistas gráficos locais. Coletivos como Mutirão Mete Mão e Minavu já participaram do projeto.  

Terceira Edição
Na terça-feira, dia 1 de novembro, o projeto itinerante Bahia Experimental, que vem despertando na cidade novas possibilidades sonoras através de uma linguagem que incentiva a criação coletiva, a partir de improvisos rítmicos, será o anfitrião do evento.  
Neste dia, a comunidade do Engenho Velho de Brotas poderá participar de uma ampla programação de oficinas e workshop. O músico, pesquisador sonoro e idealizador do projeto Thiago Trad, irá ministrar uma oficina de percussão, com o tema “Improvisação e livre criação musical”.
Thiago também vai conduzir a mesa redonda com o tema “Percussão e Empreendedorismo”. A programação contempla ainda, um workshop com o percussionista Japa System, abordando a linguagem eletrônica utilizada por ele no Baiana System, e diversos outros projetos.  

Shows Gratuitos
O resultado das vivências e do workshop será conferido no dia 2 de novembro,  feriado nacional de finados, à partir das 16h, em apresentações abertas ao público. Além disso, haverá uma roda de timbal com a presença de grandes nomes da música baiana.
O encerramento da terceira edição do Canto Skol, será marcado por uma programação de show que contará com a banda IFÁ, Bahia experimental e B_T_PGDÃO, que receberão convidados especiais. Toda programação é gratuita.  

Parque Boa Vista
O cenário de um dos bairros mais populosos da capital baiana, o Engenho Velho de Brotas, tem uma rica história. Na época do Brasil Colônia, o local abrigava muitos engenhos de cana-de-açúcar, daí o nome do bairro.
Com quase 300 anos de existência, o Parque Boa Vista, abriga o Solar Boa Vista, local onde morou o poeta Castro Alves. O imóvel, também foi sede da Prefeitura de Salvador.
Considerado o segundo bairro mais populoso de Salvador e também um conhecido gueto afro-descendente, o local foi escolhido para a terceira edição do Canto Skol por ser reconhecido como celeiro da música percussiva da Bahia.
Projeto Canto Skol
O Canto Skol é uma realização da cerveja Skol. A ação faz parte da plataforma de música da marca e propõe ocupar locais culturais de Salvador com o objetivo de valorizar a nova cena musical da cidade.
O projeto conta com parceria de Salvador, reconhecida como “Cidade da Música” pela Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Dezembro de 2015. Toda a programação é gratuita.
A Skol é a cerveja líder no mercado e atua com pioneirismo, irreverência, espírito jovem, buscando sempre surpreender o consumidor com ações inovadoras. É por meio de uma estratégia que está sempre à frente que a Skol mantém sua identidade e maior proximidade com seu público antecipando tendências no mercado.
SERVIÇO
Terceira Edição do Canto Skol
Dias: 1 e 2 de novembro
Local: Parque Bela Vista - Engenho Velho de Brotas
Entrada Gratuita

Atividades Formativas - dia 1 de novembro
- Oficina Percussiva de Improvisação e Livre Criação Musical, com Thiago Trad.
Duração: 10 horas.
- Workshop de percussão eletrônica com Japa System.
Duração: 3 horas.
- Mesa Redonda Percussão e Empreendedorismo com Thiago Trad, Peu Meurray, Japa System, Mamah Soares.
Duração: 2 horas.
- Roda de Timbal com Danilo Gualberto, Elton Jackson, Ratinha, Sandrinha do timbal.
Duração: 3 horas.

Programação de Shows - 2 de novembro
- Bahia Experimental com Maestro Letieres Leite, Jorjão Bafafé e Negrizú.
- IFÁ Afrobeat convida Peu Meurray
- B_T_PGDÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário