21/10/2016

EXPOSIÇÃO “FLIPA O MURO E TERÁS ORUM” DE RAUL ZITO FOI LANÇADA NA GALERIA LUIZ FERNANDO LANDEIRO



A Galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea abriu na última quarta-feira (19), a exposição “Flipa o Muro e terás Orum”, uma individual do artista urbano Raul Zito, com curadoria de Luiz Fernando Landeiro e performance sonora de Edbrass do Brazyl. A exposição segue em cartaz até o dia 20 de janeiro de 2017.

Raul Zito apresenta um trabalho com sua fotografia experimental ou "fotografia expandida". Se utilizando de técnica mista para a composição das imagens em preto e branco, que estão aplicadas em ferro, madeira e alteradas por processos químicos, intemperismos, colagem e pintura. Suas obras saltam sobre o mistério, com um olhar contemporâneo sobre as mudanças que ocorrem na cultura e simbologia afro-brasileira. 

As narrativas da mitologia yorubá e os seus arquétipos são os motivos de suas intervenções urbanas e trabalhos em diversos suportes e elementos simbólicos. O artista tem como ponto de partida o muro, símbolo do mundo concreto, urbano e visível, elemento de separação, segregação, repressão, mas que a prática muralista transforma em portal, para novas propostas estéticas.

A palavra MURO, quando “flipada” ou invertida ou espelhada, torna-se ORUM – que significa a morada dos Deuses, reino dos orixás, voduns ou nkisis. É neste instante da inversão ou “flipada” que se realiza a sensação do plano invisível, metafísico, espiritual sobre os mistérios e o olhar deixa se tomar pelos sentidos na absoluta energia ancestral, abrindo caminhos no plano urbano estéril.

No espaço expositivo da galeria, foi criado um mural híbrido em fotografia e pintura de 6 metros x 6 metros como um grande portal e estão expostas séries de trabalhos produzidos entre 2013 e 2016. Mostrando ao público várias fases do artista e sua diversidade de materiais e conceito estético.

Sobre Raul Zito
Raul Zito é fotógrafo, artista plástico e músico paulista. Iniciou sua trajetória nas artes visuais em 1997 e tornou-se fotógrafo profissional em 1999, paralelamente. Formou-se em Artes Visuais em 2003. Enquanto fotógrafo freelancer tem produzido diversos trabalhos de fotojornalismo, gastronomia, viagens e etnografia - desenvolvimento social e sustentaibilidade.

Produz murais de técnica híbrida de colagem fotográfica e pintura, se utiliza do realismo intrínseco à fotografia P&B e da capacidade orgânica da pintura gestual que se transborda para além do frame. Trabalha o pensamento sobre os modos de vida contemporânea, por meio da pesquisa etnográfica, a vivência urbana e as manifestações originárias, cultura/natureza, dispositivos de controle e poder, fala sobre variadas formas de resistência, principalmente no eixo África - América Latina.

Desenvolveu trabalhos de rua em São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Sergipe e Minas Gerais. Participa de projetos de arte intercontinentais, nos quais já enviou trabalhos para países como Espanha, Itália, EUA, Israel, Reino Unido e Alemanha.

Prefere produzir arte no espaço público, de acesso livre e espontâneo a quem transita nas cidades. Entretanto participa de exposições em espaços culturais nas quais funde outras formas de linguagem artística, como o cinema, a música e performance.

Serviço:
Exposição “Flipa o MURO e terás Orum”, do artista Raul Zito.
Galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea
Performance Sonora de Edbrass do Brazyl
Abertura: 19 de outubro de 2016, 19h.
Exposição de 20 de outubro a 20 de janeiro de 2017.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10 às 19 horas. Sábado: das 10 às 14 horas.
Rua da Paciência, nº 227, Rio Vermelho, 41.950-010, Salvador / BA.
Tel. 55 71 3035-4154

Nenhum comentário:

Postar um comentário