27/10/2016

Aula de Campo: A cidade de Salvador como discurso histórico e imagético



    No sábado, 29 de outubro, a partir das 10h, o Prof-Mestre em História, Rodrigo Lopes, estará percorrendo o Centro Histórico de Salvador com uma turma de discentes do curso de graduação em História, todos do interior do Estado, com saída do Mosteiro de São Bento. 
    A oportunidade serve como laboratório de ensino e visa qualificar os participantes no tratamento e aplicabilidade das diversas fontes históricas, através de sua, catalogação, interpretação e transposição didática para as aulas de História na Educação Básica.
    “Bem ao alcance dos olhos, nas ruas do centro histórico, os participantes terão a oportunidade de perceber e de entender melhor sobre as mudanças urbanas e culturais de Salvador, representadas pelo seu patrimônio edificado, que também é imagem e museu ao mesmo tempo. O intuito é pensar como o meio pode ser produto das mudanças do pensar e do agir histórico”, revelou.
    O Ensino de História e Imagem, instrumentaliza nossos graduandos a lidarem com as diversas fontes imagéticas, sejam elas fotografias, ilustrações, charges, programas de TV, obras cinematográficas, histórias em quadrinhos, exposições museais, obras artísticas, artefatos de cultura material, etc. 
    “Neste sentido, propomos oferecer novas possibilidades metodológicas para o trabalho com as fontes imagéticas em sala de aula, através do contato com o patrimônio material e imaterial existente nos museus da cidade de Salvador”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário