26/09/2016

Shopping Piedade oferece curso de Libras para os lojistas



Fazer compras, ir a uma consulta médica, acompanhar o desenvolvimento do filho na escola, realizar uma operação bancária são tarefas comuns e fáceis para a maioria da população. Mas para os surdos ou mudos essas tarefas são um desafio e tanto, já que são poucas as pessoas que aprenderam a Linguagem Brasileira dos Sinais (Libras), e conseguem se comunicar com eles. 

Segundo o Censo de 2010 do IBGE, Salvador possui 30.052 pessoas com algum tipo deficiência auditiva. Com o intuito de melhor atendê-los e contribuir para a inclusão social destes, o Shopping Piedade realiza na próxima terça-feira (27), das 15h às 17h, no piso L4, para lojistas e colaboradores um curso gratuito de “Sinais e Libras”.

O curso tem como objetivo auxiliar na capacitação de funcionários ouvintes para se comunicarem através da Libras com os surdos. “Queremos prestar um serviço diferenciado e fazer com que estas pessoas se sintam acolhidas. O Shopping Piedade recebe diariamente uma quantidade significativa de deficientes auditivos, eles têm o desejo de consumir, mas muitas vezes desistem da compra pela dificuldade de se comunicar com o vendedor e desejamos mudar este panorama”, afirma, Sandro Pinto da Associação dos Lojistas do Shopping Center Piedade.

Vera Alves é mãe de Wilvo Alves, de 18 anos, que possui deficiência auditiva. De acordo com ela, as dificuldades no dia a dia são frequentes. “Todos os dias enfrentamos barreiras, seja em lojas, escolas ou hospitais. Meu filho só saí comigo, pois tem muita insegurança de não ser compreendido e de não conseguir se comunicar com as pessoas. Quando vamos a uma loja eu que falo por ele. Por isso, acho muito válida essa iniciativa do Shopping Piedade, porque assim os deficientes auditivos se sentem mais independentes”, destaca.

Marisete Andrade, Licenciada em Letras com Inglês, Graduada em Fonoaudiologia e especialista em Libras irá explicar durante o curso sobre o surgimento do idioma, quando foi oficializado e passar na prática a introdução da Libras com foco no atendimento. “Durante a aula vou ensiná-los como abordar o cliente, se apresentar, como vender o seu produto, informar valores, forma de pagamento e por fim como se despedir. Será um curso básico, a princípio introdutório para os vendedores irem se familiarizando com o dialeto”, informa.

“Quando um deficiente auditivo é bem atendido em uma loja, ele indica e leva outros potenciais clientes. Além de ser um diferencial para o empreendimento”, ressalta a professora.


SERVIÇO
Evento:
 Curso de Sinais e Libras
Local: Auditório da ALOSPI – piso L4
Data: Terça-feira, dia 27 de setembro
Horário: 
das 15h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário