29/08/2016

História da criação do mundo é contada na versão da cultura yorubá




O Cine Teatro Lauro de Freitas recebe em curta temporada o espetáculo OrumAyê, Um Mito da Criação nos dias 2 e 9 de setembro. Em cena, o ator-narrador Wellington Rosário conta a história da criação do mundo baseada na cultura yorubá. O roteiro desenvolve a trama através de performance, brincando com as diversas possibilidades de animação e manipulação dos objetos em cena.
O trabalho poético é uma produção colaborativa dos artistas que reconfiguram a narrativa com imagens e atmosferas e levam o expectador a uma viagem imaginária pelo tempo. Para criar o mundo, Olorum, senhor do universo, dividiu uma grande cabaça em duas partes: o Orum, o céu, espaço das divindades e das coisas espirituais; e o Ayê, a terra, espaço dos homens e das coisas materiais.
Com direção de Heyder Moura, a grande aventura apresenta personagens, máscaras e bonecos à medida que o ator desenrola a narrativa desse universo. O espetáculo se utiliza de diferentes técnicas e estéticas do Teatro de Formas Animadas para narrar o mito da criação com diversos contos.
Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

SERVIÇO
OrumAyê, Um Mito da Criação
Local: Cine teatro Lauro de Freitas
Quando: 2/9, 19h e 8/9, 15h
Quanto: R$ 20 e R$ 10

Informações e Contato: Tel: 71 98884-6451 (wellington rosário) /e-mail: orum.aye.espetaculo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário