04/05/2016

Festival Minavu segue com diversas atividades culturais no Solar Boa Vista


Divulgação Minavu


Oficina de Ilustração acontece até dia 06.05 e Feira e Show dia 22.05

O Festival MINAVU, que busca incentivar, empoderar e conectar mulheres através da arte, continua com suas ações no Cine Teatro Solar Boa Vista – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Até o dia 06.05, às 09h, acontece a Oficina de Ilustração com Flávia Bomfim e dia 22.05 o Festival MINAVU leva a Feira Cubo Arte Cultura, de empreendedoras criativas, a partir das 15h, com entrada gratuita. Ainda no dia 22.05, às 17h, tem apresentação da Banda Minavu, que convida Aiace Félix, Bruna Barreto e JosyAra. A classificação é livre e a entrada custa R$20 (inteira) e R$10(meia). A iniciativa conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz).
 
Oficina, diálogo e exposição - A Oficina de Ilustração com Flávia Bomfim, cujos inscritos já tiveram seus nomes convocados no site, acontece de 02 a 06.05, às 09h, e visa refletir sobre a iluminação enquanto linguagem, abordando aspectos teóricos. Também traz exercícios para criação de relações narrativas entre imagem e palavras. A classificação é de 16 anos e a entrada é gratuita. Ainda no dia 06, às 17h, com classificação livre, acontece um diálogo sobre Empoderamento da Mulher Negra, com convidados e mediadores, e às 19h um encontro com as expositoras do Coletivo GRAJ. A exposição GRAJ D((Des)construir), fica no Foyer do Solar do dia 06.05 a 03.06.

Feira Cubo Arte e Cultura - Interessadas em expor seus produtos na Feira Cubo Arte Cultura devem se inscrever através do site www.minavu.com.br. A proposta, organizada pelo Cubo contempla comercialização, divulgação e promoção das artes, assim como a manutenção de uma rede de interação entre os criadores, clientes e produtores em geral. O acesso à Feira é gratuito.

O Festival – Este é o primeiro festival realizado pelo Coletivo MINAVU e pela Multi Planejamento Cultural. O evento acontece até junho e busca promover mulheres em multilinguagens artísticas, além de diálogos temáticos, performances e shows. Artes visuais, música, audiovisual, design, moda, gastronomia e dança estão entre as linguagens que integram a programação do Festival, com participação de mais de 100 mulheres artistas, mobilizando uma rede local. Muito além de apresentações artísticas, o projeto prevê oficinas de formação em áreas profissionais pouco ocupadas por mulheres no mercado cultural e propõe ações de estímulo ao empreendedorismo.
 
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br


Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário