05/05/2016

Bahias Intemporais realiza espetáculo e oficina no Solar Boa Vista


Foto: Divulgação

Projeto prevê ações multilinguísticas e intercâmbio de artistas


Com o objetivo de promover a formação e difusão de trabalhos artísticos em multilinguagens, o projeto Bahias Intemporais continua suas atividades no Cine-Teatro Solar Boa Vista – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA). Nos dias 12 e 13.05, às 14h, com classificação livre, acontecerá o espetáculo A Bahia de Smetak, do Balé Jovem de Salvador. Já nos dias 24 a 27.05, às 14h, com classificação de 16 anos, ocorrerá a Oficina Tropifagia: do Caos ao Corpo. As entradas são gratuitas. A iniciativa conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz).

O projeto Bahias Intemporais acredita que a Bahia deve retomar o seu papel de vanguarda cultural. Para os organizadores, é “vital e estratégico para a cultura do estado”. Com curadoria de Thiago Pondé, também tem como objetivo circular trabalhos autorais pelas cidades Salvador e Vitória da Conquista, possibilitando o acesso à cultura e sua diversidade, como também a espetáculos e ações de artistas nacionais.

O intercâmbio cultural entre artistas e coletivos com a finalidade de trocas de repertório e técnicas, também está entre as propostas, que conta com artistas renomados e iniciantes, a fim de estimular a continuidade de profissionais jovens no mercado cultural. O projeto segue até junho nos espaços Solar Boa vista e Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista).

OFICINA - As inscrições para a oficina Tropifagia: do Caos ao Corpo podem ser realizadas através do site www.cenatropifagia.com. A proposta é trazer a ampla diversidade de expressão cultural da Bahia, através de canções e movimentos corporais.

“Tropifagia é uma brincadeira ‘semântico-linguística’ que significa comer (alimentar-se) os trópicos ou o país tropical, tropi”, explicam os organizadores do evento. “A pesquisa desenvolvida dialoga com a poética brasileira a partir da ressignificação de seus símbolos”, complementam. A oficina será ministrada pela  artista, professora e pesquisadora em dança, Isaura Tupiniquim. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário