26/04/2016

Negócios no mercado cultural é tema de ações do Circuito Motiva Vitrine BA, no Solar Boa Vista



Interessados aprenderão a como preparar seus materiais para venda de shows, filmes e espetáculos, em dois dias de atividades gratuitas

O projeto Circuito Motiva Vitrine BA apresenta, próximos dias 28 e 29, no Cine Teatro Solar Boa Vista - espaço Cultural administrado pela secretaria de Cultura do estado da Bahia (SecultBA)- , sua segunda etapa de uma série de ações promocionais e comerciais integradas, para trazer visibilidade aos artistas e seus produtos, espaços culturais e demais parceiros. Desta vez o foco é nas feiras e rodadas de negócios, ações nas quais agentes da cultura entram em contato com possíveis contratantes e fecham parcerias. As atividades são gratuitas.

Com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e da SecultBA, serão realizadas duas ações, uma voltada para o mercado do audiovisual e outro para o da música. O objetivo é capacitar artistas e produtores para vender seus produtos em rodadas de negócios nas suas respectivas áreas, fazendo-os entender a dinâmica desta ação e a melhor abordagem a ser feita na ocasião. A realização é da GingaP. Culture Business.


PROGRAMAÇÃO

Diante das mudanças do panorama da cultura do Brasil nos últimos anos, artistas e produtores tiveram que aprender a preparar seus produtos para vender nas mais diversas esferas do mercado cultural. As circunstâncias do novo mercado obrigaram os profissionais da cultura a saber lidar com as demandas, transformando a sua obra em empresa, em produto para venda.

Dia 28 de abril, quinta-feira, às 14h no Teatro Solar Boa Vista, acontece a oficina de preparação para participação em feiras de música. Facilitada por Eric Taller e Geysa Castro, sócios-diretores da GingaP, e Carine Araújo da Tabuleiro Produções, a atividade vai tratar não somente da negociação entre contratantes e produtores, mas da experiência de bandas e artistas em showcases nas principais feiras de música do mundo.

Já no dia 29 de abril, sexta-feira, às 14h no Teatro Solar Boa Vista, acontece a palestra “Projetos Audiovisuais – do Pitching à Tela”, com Daniela Fernandes. Produtora executiva da Griot Filmes, é sócia fundadora do Laboratório Audiovisual, realizador da plataforma NordesteLAB, e integra Conselho Consultivo da Associação de Produtores e Cineasta da Bahia. Na ocasião falará sobre as diferenças entre Pitchings e Rodada de Negócios, dando dicas de como preparar o projeto para venda, como abordar os compradores. Daniela conta também com a presença de Gabriel Pires, parceiro no NordesteLAB.

A atividade terá a roteirista e crítica de cinema Amanda Aouad representando o grupo Estação do Drama, um espaço de criação e análise de roteiros de narrativas seriadas para serem exibidas na televisão e na internet, vinculado à Universidade Federal da Bahia. O Estação do Drama oferece cursos, palestras e mesas redondas, bem como oficinas voltadas para o mercado audiovisual, promovendo um diálogo entre o mercado e a academia.

As duas atividades têm como público-alvo artistas, músicos, produtores de música, cinema e televisão, outros profissionais correlatos da área cultural da Bahia. Para mais informações, acesse: www.circuitomotiva.com.br

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

SERVIÇO
Circuito Motiva Vitrine BA | Etapa 02
Dia 28 de abril de 2016 (quinta-feira), às 14h
Oficina de preparação para participação em feiras de negócio – “Showcases & Networking”, com Eric Taller, Geysa Castro e Carine Araújo
Dia 29 de abril de 2016 (sexta-feira), às 14h
Palestra: “Projetos Audiovisuais – do Pitching à Tela”, com Daniela Fernandes, Gabriel Pires e Amanda Aouad
Local: Cine Teatro Solar Boa Vista
Entrada gratuita
Mais informações: www.circuitomotiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário