17/03/2014

Projeto “Papo de Gaita” realiza Show e workshop do Grupo Zona Harmônica em Salvador/Ba

Patrocinado pela SecultBA e organizado por Luiz Rocha, projeto de difusão da gaita realiza quinta edição na capital baiana.

O projeto “Papo de Gaita”, idealizado pelo gaitista baiano Luiz Rocha, segue em circulação pela Bahia. Financiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o Papo de Gaita promove workshows e apresentações do grupo Zona Harmônica, que evidencia a pluralidade da gaita de boca e difunde a cultura do instrumento.

O Papo de Gaita já passou por Lençóis, Vale do Capão, Nazaré das Farinhas, Cachoeira, Valença e realizará sua quinta edição em Salvador/Ba com show do Zona Harmônica dia 20 de Março (quinta feira), no Largo Quincas Berro D’água (Pelourinho) e workshop de gaita dia 22 (Sábado) na Casa da Música de Itapuã no Abaeté. O grupo Zona Harmônica, composto pelos gaitistas Luiz Rocha, Breno Pádua, Ramon El-Bachá e o percussionista Fábio Rigueira explora a estética dos tradicionais trios de gaita que tiveram seu auge entre as décadas de 1940 e 1960.

No show, temas consagrados em arranjos instrumentais especialmente elaborados para execução de três tipos de harmônicas. O repertório explora a multiplicidade sonora deste instrumento nas mais variadas inflexões musicais, desde composições próprias, até interpretação de músicas populares universais, contemplando a nossa música regional. Entre os compositores interpretados estão Luiz Gonzaga, Hermeto Pascoal, Luiz Bonfá, George Gershwin, Ray Charles, Carlos Santana, The Champs, entre outros. O grupo receberá entre os convidados especiais, estudantes de gaita do curso ministrado por Luiz, além de alguns gaitistas mais experientes.

O Projeto Circulação Cultural Papo de Gaita é voltado não somente para o público que se interessa pela gaita, mas visa também aproximar o instrumento de públicos mais amplos, difundindo a história do instrumento. Este projeto é apoiado através do Edital Setorial de Música 2012, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

SERVIÇO

O QUE: Circulação Cultural Papo de Gaita em Salvador/Ba

QUEM: Show e Workshop com Zona Harmônica

QUANDO: Show 20 de Março (Quinta), às 20h / Workshop 22 (Sábado) às 15h

ONDE: Show no LargoQuincas Berro D’água (Pelourinho) e workshop na Casa da Música (Abaeté)

QUANTO: grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário