06/08/2013

2ª semana do Quarta que Dança 2013 avança pela Bahia


Depois da estreia na capital, projeto começa a programação no interior nas cidades de Lauro de Freitas e Valença.

Nesta quarta-feira, 7 de agosto, a 15ª edição do Quarta que Dança chega à sua segunda semana. A programação reúne sete trabalhos nas quatro categorias abarcadas pelo projeto este ano: espetáculos, intervenções urbanas, danças de rua e trabalhos em processo de criação. As apresentações desta quarta-feira também iniciam o alcance do interior nas cidades de Lauro de Freitas e Valença, dois dos 11 municípios que receberão o projeto em 2013, além da capital. Promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), o Quarta Que Dança é inteiramente gratuito.

Em Salvador, serão cinco atrações, começando com a intervenção urbana Índio Boca Azul, da LIGA do Corpo, que se depara com os transeuntes da Estação da Lapa às 10 horas da manhã. Também surpreendendo quem passar pelas ruas, outra intervenção urbana: Tentáculos, do Núcleo VAGAPARA, vai percorrer o percurso entre o Mercado do Peixe e a Praia do Buracão, no Rio Vermelho, a partir das 16 horas.

Já às 19 horas, o Espaço Cultural Alagados recebe uma dobradinha de apresentações, com dois trabalhos em processo de criação: 70porcento (ou Studying Water), de Neemias Santana, e A Coisa ou a Pessoa, de Melissa Figueiredo. Nesta categoria, o público acompanha o andamento de processos criativos na concepção de novas obras, dando espaço para o desenvolvimento de pesquisas artísticas em dança, o que ocorre também através de um bate-papo posterior às sessões. Os debates são acompanhados por um profissional convidado da área, que participa das apresentações públicas e dá suporte ao processo de construção da coreografia.

Fechando a lista do dia na capital, tem o espetáculo Portas, de Victor Hugo, no Centro Cultural Plataforma, às 20 horas.

No mesmo horário, o Cine-Teatro Lauro de Freitas, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, estreia no Quarta que Dança – é a primeira vez que este espaço entra na programação oficial do projeto. Neste palco, será encenado o espetáculo Umbigo, de Dejalmir Melo.

E no Baixo Sul da Bahia, no município de Valença, a dança de rua Pout-Pourri, de Marvan Carlos, artista do próprio local, ocupa a Praça da República, às 16h30.

Quarta que Dança 2013 – De 31 julho a 13 de novembro, toda quarta-feira é de dança na Bahia. Dez espetáculos, quatro intervenções urbanas, três danças de rua e quatro trabalhos em processo de criação compõem a programação da 15ª edição do Quarta que Dança, que promove apresentações em Salvador e mais onze cidades do interior da Bahia: Curaçá, Itabuna, Ituberá, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Taperoá, Uauá, Valença e Vitória da Conquista. Cada trabalho será encenado quatro vezes, em locais diferentes, gratuitamente, contabilizando 84 sessões de um panorama contemporâneo da diversidade da produção em Dança na Bahia. As 21 propostas participantes foram selecionadas dentre 120 inscritas em edital público, um recorde histórico do projeto. A programação completa pode ser consultada na página www.fundacaocultural.ba.gov.br/quartaquedanca.


2ª SEMANA DO QUARTA QUE DANÇA 2013

Quando: 7 de agosto (quarta-feira)

Quanto: Gratuito

Produção: Dimenti Produções Culturais

Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA

Parceria: DEC/ Sudecult

Apoio: Fundo Nacional da Cultura/ MinC

www.fundacaocultural.ba.gov.br/quartaquedanca

Índio Boca Azul

Intervenção Urbana da LIGA do Corpo, de Salvador

Corpo, tinta, movimento, interferências… “Índio Boca Azul” é um modo experimental de ‘pensarfazer’ dança contemporânea, redimensionando espaço e tempo, distorcendo o repertório de ações comuns do cotidiano dos espaços urbanos, numa ação conjunta com o público transeunte.

Onde: Estação da Lapa

Horário: 10h00

Tentáculos

Intervenção Urbana do Núcleo VAGAPARA, de Salvador

Investigação coreográfica acerca da ideia de proporção e geometria espacial, no que concerne à relação entre as estruturas e dimensões corporais e à relação do corpo com a paisagem, sendo possível ainda uma ampliação simbólica que abarque questões relativas à (des)proporcionalidade em demais ordens materiais e imateriais, como social, estética, cultural, entre outras. O interesse nessa investigação começou em 2008, quando os artistas Márcio Nonato e Olga Lamas (integrantes do Núcleo VAGAPARA) perceberam certa similaridade em seus corpos (de tamanho, forma, simetria) e daí surgiu o desejo de juntos desenvolverem uma pesquisa que abarcasse tais similaridades observadas num contexto ainda mais amplo, relacionado à geometria espacial urbana. “Tentáculos” está focado no tripé: movimento, geometria e espaço urbano. Aqui, entendemos espacialidade e movimentação dentro de uma ideia de releitura do geométrico, ou seja, a geometria como algo físico, concreto e que será traduzida em metáfora(s). Quais relações podem ser feitas no encontro corpo-paisagem-cidade-concreto-geométrico-fixo-abstrato? Como se infiltrar no espaço e ser infiltrado por ele? Em que instâncias corporais e metafóricas essa investigação pode chegar? O caminho aqui é composto por variados cruzamentos e busca resoluções em tempo real para estas perguntas.

Onde: Mercado do Peixe à Praia do Buracão – Rio Vermelho

Horário: 16h00

70porcento (ou Studying Water)

Trabalho em Processo de Criação de Neemias Santana, de Salvador

Em 1928, Doris Humphrey coreografou “Water Study”, uma de suas obras mais importantes, levando ao palco uma série de cânones minimalistas executados no silêncio, fazendo referência direta à plasticidade da água e do mar. “70porcento (ou Studying Water)” se propõe à criação de uma curta série em cânones de traduções inspiradas na obra “Water Study” de Humphrey; onde a coreografia original vira vídeo e o vídeo vira nova coreografia, e segue alternando. A obra inicial vai se desdobrando em outras, tendo como elementos de base a própria estrutura canônica, a linha curva, os níveis de fluência e as possibilidades plásticas e sensoriais da água.

Onde: Espaço Cultural Alagados

Horário: 19h00

A Coisa ou a Pessoa

Trabalho em Processo de Criação de Melissa Figueiredo, de Salvador

– Toque nela com cuidado, senão ela foge.

– A coisa ou a pessoa?

– As duas.

Onde: Espaço Cultural Alagados

Horário: 19h00

Portas

Espetáculo de Victor Hugo, de Salvador

O espetáculo aborda a temática dos sete pecados capitais a partir de movimentações jazzísticas e cenas construídas com base nas experiências autobiográficas dos intérpretes. O foco é estimular e articular uma reflexão sobre as regras e conceitos impostos pela sociedade, e como esses conceitos se modificam ao longo do tempo, mostrando como os corpos em cena dialogam com as várias definições de pecado e permitindo ao público uma avaliação pessoal de acordo com suas vivências.

Onde: Centro Cultural Plataforma

Horário: 20h00

Umbigo

Espetáculo de Dejalmir Melo, de Salvador

Espetáculo de dança contemporânea que apresenta uma coreografia baseada nas características do homem contemporâneo: egoísta, usurpador e estudioso do seu próprio comportamento. Traz em cena dois personagens que se encontram num caos absoluto. Roupas jogadas pelo chão e a presença de tijolos no cenário ajudam os personagens a comporem uma história que fala de tolerância e sobre um dos principais conflitos humanos: a necessidade e dificuldade de conviver e se relacionar entre si. Diante dessa esfera social contemporânea, onde cada vez mais refletimos e agimos de acordo com “nosso próprio umbigo”, o espetáculo vai abordando minuciosamente e através do corpo a ideia de que o que entendemos de determinada situação nem sempre é compartilhada pelo outro. Essa dicotomia entre o ser ativo demais e o ser passivo é dramatizada pelos dois personagens, de forma que a interpretação alcança o patamar de intersecção desses dois extremos de expressividade abordada e explorada na apresentação.

Onde: Cine-Teatro Lauro de Freitas

Horário: 20h00

Pout-Pourri

Dança de Rua de Marvan Carlos, de Valença

Que corpo é esse? Frames, movimentos cortados, ondulados, leves, rápidos, lentos. Corpo fluído. Corpo sinuoso. Movimentações leves e pesadas (densas). O trabalho foi pensado no ambiente acadêmico, há aproximadamente três anos (outubro de 2010). A partir do estudo de Laban, Marvan Carlos começou com a ideia de brincar com as variações de tempo nas transformações dos movimentos. O corpo está para a plateia como o vídeo para a edição: ora muito lento (slow motion), ora rápido. No entanto, no vídeo temos as possibilidades tecnológicas e em “Pout-Pourri”, isso se dá com a versatilidade do corpo atento em controlar músculos, fazê-los vibrarem, liberá-los. Ora dança-se mambo, ora kuduro, arrocha, frevo, entre outros ritmos. No campo das acomodações e desejos de construção de cenas, partituras coreográficas e improvisações, provoca-se um encontro, revestindo as ideias das confluências entre o popping (dentro da cultura hip-hop) e a dança contemporânea.

Onde: Praça da República (Valença)

Horário: 16h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário