23/06/2013

Projeto 'Dia de Jogo = Dia de Festa' anima tarde de sábado


Fotos: Pablo Ambruch.

O nome do projeto fez justiça à animação do público, em dia de Brasil x Itália transmitido no telão do Centro de Cultura João Gilberto numa iniciativa da Secretária de Cultura do Estado da Bahia que teve início em 15 de Junho e segue até o dia 30. Unindo arte e futebol, o evento reuniu amigos, famílias e dando boa aceitação à proposta da Secult.

Para o professor universitário Ricardo Amorim, essa foi uma iniciativa importante que deu à população a oportunidade de enxergar espaços direcionados à cultura em dia de futebol. “É importante saber que o espaço onde se assiste ao jogo tem outros atrativos e é um tipo de ação que deve ser mais promovida. As pessoas precisam ver e aprender independente do seu nível cultural”, afirma o professor.


Em meio aos torcedores brasileiros um italiano caracterizado com camisa e bandeira de seu país chamava atenção e animava ainda mais a tarde. Sorridente, o italiano Nocola Andriano, professor de educação física que está no Brasil há 14 anos e há um ano no Vale do São Francisco não se incomodava com as brincadeiras provocativas dos torcedores. “O momento é bem interessante e é importante saber que tanto o futebol quanto a música são dois canais comunicativos internacionais que servem para se entrosar”, ressaltou. E com placar de 4 x 2, gente segurando suas bandeiras e vestindo suas camisas em verde e amarelo deram novo colorido à tarde de sábado do Centro de Cultura João Gilberto.

O menino Alex Kallidis, de 11 anos, foi quem quebrou o bote na brincadeira junina que reuniu a garotada no dia de jogo e festa. Acompanhado dos pais, o garoto aproveitou bastante a festa e, com as outras crianças, caíram em cima dos doces e brinquedos que estavam guardados no pote. Registro como esse deu a cara que traduz o objetivo do evento que é atrair a população não só para os jogos, mas também para apresentações culturais comuns ao período junino.

O dia contou com escolha da rainha do milho, melhor torcedor caracterizado, apresentações de quadrilhas, pau de sebo, quebra pote e show com o forrozeiro Flávio Baião. Na escolha da Rainha do Milho meninas vestidas a caráter deram mais beleza à festa que teve a família como brilho maior.

Com idades variadas as meninas participaram da disputa com muita vibração e aplausos. O prêmio foi dividido entre Sarah Gabrielle da Silva Gomes e Iara Azevedo. E para representar a união de estilos, nada melhor que reunir os dois torcedores que também dividiram prêmio de melhor caracterização: um brasileiro e um italiano junto do sanfoneiro Flávio Baião: juntos por amor à alegria do futebol e da cultura nordestina.

O projeto bem recebido pelo público tem o intuito de promover festividades sempre nos sábados em que o Brasil estiver jogando dentro da Copa das Confederações. Aliar a Copa aos Centros de Cultura do Estado é para o professor da Uneb Luiz Adolfo Andrade, uma forma de levar o público do futebol ao teatro. “A parte boa é que uma iniciativa como essa atrai e apresenta o público ao teatro com oportunidade de observar um ambiente até então desconhecido para alguns”.

De acordo com o coordenador do Centro de Cultura João Leopoldo o evento é importante para a região a intenção é “trazer um público diferenciado para o Centro de Cultura, aqueles que não estão acostumados com nosso espaço e conhecerão nossa estrutura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário