31/01/2013

Pelourinho recebeu, na noite de ontem (30/01), mais um ensaio do Muzenza


Foto: Eduardo Freire.

A batida percussiva do Muzenza contagiou o público que foi ao Largo Tereza Batista (Foto | Eduardo Freire)

Com convidados especiais e um público ensaiando os últimos passos antes do Carnaval 2013, o Bloco Afro Muzenza realizou mais um ensaio antes da folia momesca, na noite de ontem (30/01), no Pelourinho. O grupo percussivo recebeu convidados ilustres como Gilmelândia, Larissa Luz (ex-cantora do Ara Ketu e atualmente em carreira-solo) e Serginho, cantor da banda de Reggae Adão Negro. A iniciativa de promover a diversidade cultural é do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, órgão ligado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Os tambores anunciaram a saída do bloco da sua sede social, na rua das Larangeiras. De lá, o Muzenza seguiu para o Terreiro de Jesus, com destino ao Largo Tereza Batista, atraindo a curiosidade de turistas e baianos. “Perfect sound, beautiful! (som perfeito, lindo)”, resumiu em poucas palavras uma das quatro turistas francesas que acompanhavam o cortejo.

“O Pelourinho é um grande fomentador da cultura. Este espaço é uma referência para nós do Muzenza e é sempre muito especial fazermos nossos ensaios aqui”, define Jorge dos Santos, presidente do Muzenza. “Nós não temos repertório definido, vamos sentindo a resposta do público e tocamos os grandes sucessos como ‘Guerrilheiros da Jamaica (Mama África)’, ‘A Terra Tremeu’, ‘Brilho e Beleza’, dentre outros”, finalizou Jorge.

A primeira convidada da noite chegou incendiando o Largo Tereza Batista. Gilmelândia subiu ao palco cantando ‘Baianidade Nagô’ e um dos seus grandes sucessos da época da Banda Beijo, ‘Bate Lata’. “Fiquei super feliz com este convite do Muzenza e para mim é um presente mais do que especial cantar com este grupo que compõe a história da nossa terra. Foi demais sentir essa energia do Pelô e espero voltar!” resumiu a cantora.

Em seguida, Larissa Luz entrou cantando “Respeitem meus cabelos brancos”, de autoria de Chico César, e prestou uma homenagem ao Rei do Reggae, Bob Marley, com a canção ‘Get Up, Stand Up’. “O Pelô tem uma carga histórica muito forte. Eu me identifico demais com este lugar e me sinto em casa aqui”, disse a artista. Larissa se diz preparada para o Carnaval 2013, no qual puxará um Trio Independente ao lado da banda Baiana System.

Larissa convidou o cantor Serginho para dividirem a música “Adão Negro”, que fala sobre a desigualdade racial refletida na TV. Serginho assumiu o palco e cantou seus grandes sucessos “Pele Negra” e “Anjo Bom”. “Temos uma relação antiga com o Centro Histórico de Salvador, somos ‘cria’ do Pelô e foi aqui que começamos, onde estão nossas raízes. Além disso, vivemos a filosofia deste lugar, explorando as liberdades individuais do ser humano e precisamos manter e valorizar este espaço sempre”, explicou Serginho.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário