29/05/2012

PROJETO VENTILA SALVADOR CELEBRA O SAMBA JUNINO NO SANTO ANTÔNIO ALÉM DO CARMO


Foto: Lara Lins.

Quem estiver passando pelas bandas do Santo Antônio Além do Carmo na noite do próximo dia 09 vai dar de cara com o projeto multicultural Ventila Salvador no Oliveira’s House Bar. O mix idealizado pelo artista plástico Yosh José e pelo cantor Agnoell Criolo criou asas e virou itinerante. Na próxima edição do projeto que tem como temática o samba junino, além de muito licor, amendoim e milho verde os convidados ainda poderão se deliciar com alguns bolos feitos pelas mãos da caprichosa gourmet Hellen Pacheco.

As mentes produtivas do Ventila já iniciaram as negociações e estão definindo as novidades que irão fazer parte do evento. Além do Dj Pimenta que é residente do Ventila salvador, alguns convidados já confirmaram presença como a cantora Vércia Gonçalves, Guilherme Salgado do projeto “Outros Baianos” , Irakitan, filho do famoso cantorGerônimo Santana e o instrumentista Victor Bezerro que prometem animar a turma com muito samba recheado com uma pitada de forró. "Reviver momentos felizes que fizeram parte da nossa infância e valorizar essa vertente cultural tão importante que anda esquecida e hoje sobrevive somente em alguns bairros da cidade". DizAgnoell, um dos idealizados de projeto.

O Samba junino tem suas raízes na cultura negra, a partir da influência do samba de Angola e de ritmos como o maxixe, o lundu e a umbigada. Apesar de ser considerado patrimônio cultural, o samba junino tem perdido força nos bairros populares, onde tudo começou. Na cidade de Salvador o samba junino ou duro é celebrado nos bairros do Engenho Velho de Brotas e Federação, Liberdade e Plataforma. Em outros, deixou de ocorrer por conta da violência e falta de apoio do poder público. Porém, no centro da cidade, o Arrastão Junino há alguns anos atrai milhares de pessoas, que ao invés do forró caem no samba. No Ventila a moçada promete unir as duas vertentes e ventilar muita alegria.

O projeto tem como musa inspiradora a produtora cultural Luzia Moraes e já recebeu grandes nomes e personalidades da música baiana como o premiado instrumentista Armandinho Macêdo, o percussionista Wilson Café, André Macêdo, Surama Albuquerque, Tito Casal, Umeru Bahia, Gel Santos, Aimone Plugeise, Pedro Moraes, o atorDody Só, a cantora Sandra Simões, Victor Beezerro,Luciano Salvador Bahia, Carlos do Império Serrano, Mazzo Guimarães, Irakitan, Vércia Gonçalves, Carlos Barros, Luzia Moraes, Márcia Damasceno, Josy Lélis, Margô Carvalho, Déo Carvalho e Jota Velloso, padrinho artístico de Agnoell.

SERVIÇO:

O QUE? PROJETO VENTILA SALVADOR SAMBA JUNINO

QUANDO? 09 DE JUNHO 20H.

ONDE? OLIVEIRAS HOUSE BAR –RUA DIREITA DO SANTO ANTÔNIO , 110

VALOR? R$ 5,00

INFORMAÇÕES: 71 8888-6683 / 71 9340-8746

Nenhum comentário:

Postar um comentário