29/05/2012

Programa NEOJIBA fortalece sua presença no interior da Bahia

Parcerias e intercâmbios são realizados com projetos orquestrais de várias regiões do estado.

No ano em que celebra seus cinco anos de existência, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) amplia suas parcerias com projetos orquestrais de diversas cidades baianas, levando, através de concertos e atividades pedagógicas, os resultados do Programa para crianças e jovens do interior do estado.

Em 2010, o NEOJIBA começou um mapeamento de projetos orquestrais no interior do estado, como um primeiro passo rumo à interiorização das atividades do programa. O resultado mostra um surpreendente movimento orquestral com crianças e jovens em diversas regiões da Bahia, em municípios de diferentes portes. O mapeamento já resultou em parcerias de apoio pedagógico com seis projetos, nos municípios de Jacobina,Conceição do Coité, Vitória da Conquista, Santa Cruz Cabrália, Angical e Porto Seguro, além de Salvador. Entre os projetos beneficiados, estão também filarmônicas que desenvolvem grupos de instrumentos de cordas e atividades decanto coral, a exemplo do que ocorre nas cidades de Serrinha, Angical e São Francisco do Conde. Em 2011, o NEOJIBA criou o primeiro núcleo do Programa fora de Salvador, instalado em Simões Filho.

O mapeamento realizado pelo NEOJIBA no interior do estado também identificou projetos nas cidades de São Francisco do Conde, Curaçá, Juazeiro, Itabuna, Itapetinga, Teixeira de Freitas e Serrinha, com os quais o NEOJIBA já manteve contato e está em processo de estabelecimento de novas parcerias. “Esta expansão pelo interior do estado é um objetivo primordial do NEOJIBA, que, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas uma orquestra juvenil”, explica o diretor fundador do NEOJIBA, o maestro Ricardo Castro.

Projetos são apoiados de diversas formas

O NEOJIBA oferece apoio pedagógico e na área de gestão aos projetos orquestrais do interior através de diferentes ações, como possibilidade para participação de músicos nas master classes e atividades do núcleo central do NEOJIBA em Salvador e intercâmbios de três meses de duração para a formação de jovens multiplicadores. Desde abril, 8 jovens músicos das cidades de Jacobina, Conceição do Coité, Santa Cruz Cabrália e Angical estão em Salvador, onde participam de atividades diversas atividadesno NGF, Núcleo de Gestão e Formação Profissional. Depois de três meses, eles voltarão aos municípios de origem para multiplicar o conhecimento adquirido no intercâmbio.

Os projetos contam ainda comapoio do NEOJIBA através da realização de concertos e visitas de caravanas de monitores do NEOJIBA.

Em março deste ano a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia tocou no Festival Música em Trancoso, no extremo sul do estado, onde promoveu oficinas de sopros com a Orquestra Sinfônica do Descobrimento, de Porto Seguro, além de intercâmbios com alunos do Centro Educacional Instituto SHC, núcleo do NEOJIBA em Trancoso. Já em abril, a Orquestra realizou um concerto especial no Domingo de Páscoa em Vitória da Conquista e promoveu oficinas para alunos do projeto Orquestra Conquista Sinfônica, parceiro do NEOJIBA desde dezembro de 2011, com o apoio da Coordenação de Cultura do município.

Neste mês, em Jacobina, o Projeto Arte de Tocar (PROJART) recebeu o Grupo de Sopros do NEOJIBA, que promoveu oficinas. Os instrumentistas de Salvador foram convidados a se juntar aos mais de 100 alunos, entre 8 e 25 anos, que já participam regularmente das outras atividades na Associação Cultural Arte de Tocar. As visitas do NEOJIBA beneficiam não apenas projetos orquestrais, mas também filarmônicas locais, mobilizando músicos da região e do próprio município. “O NEOJIBA tem mudado a vida de todas as pessoas envolvidas em seus projetos e tem apoiado totalmente àquelas que desejam seguir o caminho da música e se tornar grandes profissionais”,explica a musicista Tainara Lins Marques Pinho, integrante da Filarmônica 2 de Janeiro, de Jacobina.

Já em Conceição do Coité, o NEOJIBA mantém parceria com o Projeto Santo Antônio de Música, que compreende 80 crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos. Para a musicista Isabela Lima, fazer parte do projeto “é um sonho que está se realizando de forma inesperada. Através do projeto consegui manter uma proximidade maior com o NEOJIBA”, explica Isabela. Os músicos do Santo Antônio se apresentaram dia 21 de maio no Rio de Janeiro, na 4ª Mostra de Artes. “O NEOJIBA possibilita uma formação profissional humanizada de qualidade. Aproveitamos a recente visita do Programa para preparar o repertório do concerto do Rio. Isso motiva os nossos músicos e reforça ainda mais a importância do nosso projeto aqui, em Conceição do Coité. Esperamos que sejam promovidos mais intercâmbios e que possamos em breve ter um núcleo do NEOJIBA em nossa cidade”, completa Josevaldo Silva, maestro da Orquestra Santo Antônio de Música. Durante os próximos meses, novas atividades darão continuidade ao intercâmbio entre os jovens músicos de Salvador e do interior do estado.

No site do NEOJIBA(www.neojiba.org) os projetos podem realizar um cadastro a fim de contribuir para o mapeamento realizado pelo Programa. Na seção “Participe” os projetos que almejam uma parceria têm um espaço exclusivo para informar detalhes sobre o seu funcionamento e área de atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário