30/05/2012

O SONORA BRASIL 2012 PERCORRE VINTE E CINCO ESTADOS COM O OBJETIVO DE VALORIZAR E DIFUNDIR O TRABALHO DE ARTISTAS NACIONAIS


No dia 31 de maio (quinta-feira), o SESC lança nacionalmente em Salvador a edição 2012 do Sonora Brasil. O lançamento será no Teatro SESC SENAC Pelourinho (Praça José de Alencar, 19, Centro Histórico de Salvador), às 20 horas, com apresentação do mestre da sanfona de oito baixos, o pernambucano Truvinca e seu grupo, e da Banda de Congo Panela de Barro, formada pelas cantadeiras Ruth Victor, Teresa Barbosa, Emília Ferreira e Maria Conceição, que se apresentam com o mestre Valdemiro Sales e o percussionista Marcos Pereira. O concerto é aberto ao público e tem entrada franca.

No mesmo dia 31, quinta-feira, às 15 horas, será realizada uma coletiva de imprensa no Restaurante Senac Pelourinho (Praça José de Alencar, 19, Centro Histórico de Salvador). Além dos músicos, o assessor técnico em música do Departamento Nacional do SESC, Gilberto Figueiredo, Marcia Leite, gerente de cultura do Departamento Nacional do SESC e Célia Batista, Diretora do Departamento Regional do SESC na Bahia, receberão a imprensa para falar sobre este importante projeto de formação de ouvintes musicais que se firma como o maior projeto de circulação musical brasileiro, por cumprir sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial.

Em sua 15ª edição, o projeto conta com a participação de oito grupos, sendo quatro deles representando cada tema e com 430 concertos programados. Ao todo serão percorridas 117 cidades, de todas as regiões do país, e em sua maioria distante dos grandes centros urbanos. As populações locais terão a oportunidade de assistir aos concertos em diversos espaços públicos, como teatros, auditórios e dependendo do tema, também em Igrejas.

Em todas as edições do SONORA BRASIL são escolhidas temáticas com a proposta de valorizar elementos da música genuinamente brasileira. Em sua 15ª edição, o projeto apresenta os temas SOTAQUES DO FOLE E SAGRADOS MISTÉRIOS: VOZES DO BRASIL, desenvolvidos no biênio 2011/2012. O primeiro circula pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o segundo segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste. No ano passado procedeu-se a inversão das apresentações. Desta forma, este ano os grupos concluem o circuito nacional. O repertório apresentado contém de composições modernas e contemporâneas até a música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas.

Criado pelo SESC, em 1998, o SONORA BRASIL viaja pelo país há 15 anos com apresentações que priorizam o desenvolvimento histórico da música nacional. O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país além de incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

“Apoiar manifestações que contribuam para a criação artística e intelectual; democratizar a cultura nacional, promovendo o acesso aos bens culturais, são objetivos cotidianos do SESC. O Projeto Sonora Brasil reflete bem este compromisso e se consolida, a cada ano, como uma marca no registro histórico da música regional brasileira”, define o Diretor-Geral do Departamento Nacional, do SESC, Maron Emile Abi-Abib.

GRUPOS E TEMAS DA 15ª EDIÇÃO DO SONORA BRASIL

SOTAQUES DO FOLE que apresenta o acordeão em suas variantes regionais ligadas à tradição oral, trazendo a gaita-ponto, com o músico Gilberto Monteiro (RS), a sanfona de oito baixos, com o músico Truvinca (PE), e o acordeão de 120 baixos, com Dino Rocha (MS). Fazendo um contraponto com a tradição oral, o projeto traz o duo de acordeões; Ferragutti/Kramer, que apresenta composições modernas e contemporâneas relacionadas à música de concerto e a outras formas ligadas à vertente acadêmica.

SAGRADOS MISTÉRIOS: VOZES DO BRASILque apresenta repertório da música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas, trazendo os cânticos das Caixeiras do Divino (MA), da Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (PA) e da Banda de Congo Panela de Barro (ES). Representando a música de concerto, o Quarteto Colonial (RJ) apresenta repertório composto pelos mestres de capela para o ofício religioso da igreja católica e a obra de compositores modernos e contemporâneos inspirada nesse universo.

HISTÓRICO DO SONORA BRASIL EM NÚMEROS

Desde 1998 passaram pelo SONORA BRASIL cerca de 60 grupos e foram realizadas mais de três mil apresentações por todo o Brasil, alcançando um público que superou 500 mil espectadores. Compositores e grupos musicais conhecidos como o respeitado rabequeiro NELSON DA RABECA, de Alagoas, o Terra Brasillis (RJ), o Nelson da Rabeca e Conjunto (AL), o Quarteto de Brasília e o Quinteto Latino-americano de sopros da Paraíba já participaram do projeto.

Para mais informações acesse a programação completa pelo site:

http://www.sesc.com.br/sonorabrasil/

SOBRE O SESC

O Serviço Social do Comércio – SESC – é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como marca principal a prestação de serviço e promoção do bem-estar social. Seu público-alvo são os trabalhadores do comércio de bens, de serviços e de turismo, com renda de até três salários mínimos, a quem são destinados uma série de projetos e atividades, sempre norteados pelo caráter educacional. Ao longo de seus 65 anos de existência, tais ações se desdobraram e hoje o SESC atende não só aos comerciários e seus familiares, mas também a sociedade em geral, dentro de um amplo trabalho de responsabilidade social, atuando nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer.

Criado por empresários do comércio, o trabalho do SESC alcança 2,2 mil municípios. Sua estrutura é composta por 440 unidades operacionais fixas e 118 unidades móveis, distribuídas nos 26 estados e Distrito Federal. Em cada cidade e região, o SESC promove múltiplas ações, tanto em suas sedes, como em projetos itinerantes, braços importantes da instituição, que atingem localidades distantes e com dificuldades de acesso a serviços básicos. Em cada serviço prestado pelo SESC, a educação está presente, como recurso fundamental.

O objetivo é o desenvolvimento integral do indivíduo, contribuindo para sua formação sociocultural e sua inserção no mundo moderno. Na área de cultura, a Instituição promove ações de estímulo à produção artística, por meio de teatro, cinema, música, dança, artes plásticas, bibliotecas, palestras e oficinas, como forma de permitir ao público o acesso a espetáculos de qualidade e participação de um processo de reflexão sobre as artes.

SONORA BRASIL 2012

Lançamento nacional

Dia 31 de maio de 2012, quinta-feira

Coletiva de imprensa: 15h, no Restaurante Senac Pelourinho – Praça José de Alencar, 19 - Largo do Pelourinho. (71)321-5502.

Concerto: Truvinca e Banda de Congo Panela de Barro. Teatro SESC SENAC Pelourinho.- Praça José de Alencar, 19, Centro Histórico de Salvador.

Classificação: livre

Entrada franca – Sujeito a lotação. Capacidade 220 lugares.

(71) 3324-4520

Nenhum comentário:

Postar um comentário