08/05/2012

O Olhar Cotidiano de Justino Marinho


Fotografia: Adenor Godim.

A Caixa Cultural apresenta ao público no dia 22 de maio a exposição “O Olhar Cotidiano de Justino Marinho”, uma exposição que promete.

A mostra reúne 34 obras do artista visual, curador e crítico de arte Justino Marinho, que depois de 6 anos sem expor na Bahia, vai surpreender os visitantes com trabalhos que começou a criar em 1992, época que fazia parte da equipe de implantação dos Salões Regionais de Artes Plásticas da Bahia e atuava como curador. “Esta exposição começou a ser construída de forma despretensiosa e não intencional”, completa.


Justino Nasceu em Salvador, Bahia. Expôs pela primeira vez em 1963, na Galeria Goeldi, no Rio de Janeiro. Ganhou destaque no movimento cultural que envolveu vários artistas nos anos 60 em Salvador. É um dos artistas que muito contribuiu para difundir os novos artistas baianos e continua colaborando com os talentos que vem surgindo em suas andanças pelo Brasil. Realizou exposições no Brasil e no exterior, recebeu prêmios nacionais e internacionais, entre eles “XX Prêmio Internacional de Dibuix Joan Miró”, na Fundação Joan Miró, em Barcelona na Espanha.

Não se trata de uma retrospectiva nem de uma mostra linear, seguindo um determinado caminho teórico, sobre um assunto pré-estabelecido. A mostra traz releituras de imagens que chamaram a atenção do artista em determinados momentos. Exemplos como desenhos em muros, manchas em paredes, figuras publicadas em revistas e jornais ou apenas a união de cores e traços gestuais foram fragmentos inspiraram Justino que presenteia o público com seus desenhos (técnica mista) e Pinturas, resultados de um olhar que mergulhou nos pequenos detalhes doa cotidiano. São exercícios de combinações de imagens, de imagens justapostas, refletidas, invertidas, misturadas dentre outras.


As obras mais recentes foram criadas com superposições de imagens, transparências e recortes, fazem parte de um caminho que certamente terá um desdobramento, alcançando maiores dimensões e soluções diversas. Para Justino Marinho, trata-se de um resultado satisfatório treinado nos bons tempos que realizou com outros artistas, oficinas em inúmeras cidades do interior, na periferia de Salvador e no Museu de Arte Moderna da Bahia, estas últimas para professores de arte educação.

“De alguns riscos na porta do elevador de um prédio residencial, fiz um dos meus cotidianos. De uma antiga foto de halterofilista, tirada em uma cela da velha cadeia na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, fiz outro e assim por diante. É claro que em cada cotidiano existe espaço para que cada um possa fazer a sua interpretação ou sua própria viagem”. Relata o artista.

Serviço:

Local: Caixa Cultural (Rua Carlos Gomes, 57, Centro). Tel: (71) 3421-4200
Abertura: 22 de maio, das 19 às 22h
Temporada: De 22/05 a 8/07
Visitação: De terça a domingo das 9 às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário