04/05/2012

NEOJIBA PROMOVE PRIMEIRO CONCERTO DA SÉRIE DE MÚSICA DE CÂMARA NO ANO


Foto: TATIANA GOLSMAN.

Na próxima terça-feira (08), o Programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia)realiza a primeira apresentação da série de Concertos de Música de Câmara deste ano. Ao total subirão ao palco 24 músicos, além de 30 integrantes do Coral do ICEIA (Instituto Central de Educação Isaías Alves), que apresentará duas canções. De acordo com o coordenador de Música de Câmara do NEOJIBA, Helder Passinho Jr., “É muito importante esta relação mais intimista que a música de câmara nos oferece, pois ela propicia um melhor entrosamento sonoro e estilístico entre os músicos. Além disso, os próprios músicos indicam o que gostariam de tocar, e nós escolhemos o repertório de acordo com o que mais vai beneficiá-los, pedagogicamente falando”, explica Passinho. Ao longo da apresentação serão executadas obras de renomados compositores como Mozart,Bottesini, Ernst Mahle, Ney Rosauro, Toquinho, dentre outros. O concerto será realizado na Sala do Coro do TCA (Teatro Castro Alves), a partir das 20h. A entrada é franca.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 37 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.

O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 600 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens devários segmentos da sociedade.

Serviço:

O quê: Primeiro concerto de Música de Câmara de 2012.

Quando: 08 de maio, às 20h.

Onde: Sala do Coro do TCA.

Entrada franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário