09/05/2012

Natura Musical lança edital público exclusivo para Bahia e Pará em 2012


Com o olhar ainda mais atento as diversidades regionais, o Edital Natura Musical chega às regiões Norte e Nordeste.

A Natura, por meio do Programa Natura Musical, lança seus primeiros editais nos Estados da Bahia, de 8 de maio a 18 de junho, e Pará, de setembro a outubro. Com inscrições gratuitas, realizadas pelo site do www.natura.net/patrocinios, abertas a pessoas físicas e jurídicas, os editais buscam propostas em diversos formatos, que tenham a música como foco principal, tais como gravações de CD, DVD, shows e festivais, ou ainda projetos de resgate e preservação da memória musical brasileira por meio de livros, filmes, pesquisas, acervos, palestras e workshops para formação artística.

Essa iniciativa nasceu a partir do nosso desejo de aprofundar a nossa relação com as peculiaridades de cada sociedade, que com suas tradições e costumes, compõe a diversidade brasileira. Entendemos que para dialogar genuinamente precisávamos estar
mais próximos, e foi com esse objetivo que iniciamos o processo de regionalização, há quatro anos. “Assim conseguimos amplificar e combinar a nossa essência com os traços culturais de cada região. A expansão do Natura Musical para regional é um marco no
processo de valorização da exuberância cultural que encontramos no Norte e Nordeste e ratifica o nosso movimento nessa direção”, afirma Daniel Silveira, Diretor Regional da Natura nas regiões Norte e Nordeste.

Com este lançamento ampliamos os editais públicos para um total de cinco e R$ 6 milhões investidos (100% mais que 2011) – com o acréscimo dos estados de Bahia e Pará e de mais uma versão do Edital Nacional às edições já existentes do Nacional e Regional Minas Gerais – oferecendo ainda mais oportunidades e incentivos para os artistas desenvolverem suas iniciativas culturais.

Embora todas as ações do Natura Musical conjuguem de um objetivo comum – que é o de fomentar a musical brasileira - a abertura de cada um desses editais regionais vai realçar vertentes diferentes. Na Bahia, o Natura Musical pretende fomentar a cultura plural, explorar novas cenas, revelar o diverso, resgatar as raízes e reverenciar o consagrado. Tudo isso, em um mercado musical que já tem projeção nacional, mas que ainda tem muitos territórios pouco difundidos nacionalmente e até regionalmente.

Já o estado do Pará é um dos cenários mais efervescentes do momento atual. O local parece viver hoje o que Pernambuco viveu na década de 90, com novos nomes surgindo a cada dia, bebendo da música tradicional profunda, reinventando-a e criando algo muito potente para a música nacional. Apoiar este momento de expansão da música paraense e suas sonoridades, explorar novas cenas, resgatar as tradições, em um mercado musical que começa a ganhar projeção nacional, é o objetivo do programa.

“Já começamos a nos aproximar dessas cenas locais. Em 2011, patrocinamos, por meio de seleção direta, dois projetos na Bahia e agora em 2012, fizemos o mesmo movimento, via seleção direta, selecionando mais dois projetos no Pará”, completa Silveira.

Há sete anos lançamos um programa nacional de incentivo e valorização à cultura brasileira, com o objetivo de fomentar a música do país e oferecer mais oportunidades não apenas a artistas reconhecidos do grande público, mas também a nomes de excelência artística ainda não revelada. “Para levar adiante essa proposta, os editais públicos exercem uma função importante na democratização do acesso aos recursos incentivados”, conta Karen Cavalcanti, gerente de marketing institucional da Natura.

A premissa para todos os projetos que são escolhidos pela Natura é a adequação ao conceito do Natura Musical: projetos que combinem a diversidade dos ritmos brasileiros com os conceitos sonoros universais, que valorizem uma música que tenha origem na essência da nossa brasilidade. Como critérios adotamos a Relevância cultural, Excelência artística, o Potencial de visibilidade e Mobilização de público; a Inovação, Acessibilidade; Abrangência Geográfica, Viabilidade e o Custo Benefício.

A realização dos editais na Bahia, por meio da lei de incentivo Faz Cultura! e no Pará pela Lei de incentivo Semear e representa um olhar ampliado para a cultura brasileira como uma grande miscigenação. Ambos os Estados são mercados onde a cultura de música
já está estabelecida e que usam as leis de incentivo com sucesso. Esse investimento reforça o movimento do programa de estar cada vez mais próximo de regiões em que a cena musical tem ganhado maior relevância, a exemplo da história que o Natura Musical vem construindo em Minas Gerais desde 2005.

Este também é um passo muito importante para o Natura Musical que sempre acreditou na descentralização dos investimentos no eixo Rio-São Paulo. “Isso vai ajudar o programa a chegar em projetos que antes não atingia, democratizando sua atuação, e criando uma rede mais extensa de fomento à música brasileira”, afirma Karen Cavalcanti, gerente de marketing institucional da Natura.

Entre os projetos regionais já selecionados estão:

• Mariene de Castro – Realização de shows da sambista baiana, com o repertório do DVD Santo de Casa. Reconhecida pela crítica como uma das principais cantoras-intérpretes da atualidade, seu projeto se propõe a realizar uma autêntica festa popular baiana, com a participação de grupos populares – os santos de casa - e convidados de renome nacional, como Beth Carvalho. Foram realizados quatro shows no Espaço Cultural Barroquinha, em Salvador, entre janeiro e março de 2012.

• Marcia Castro – Gravação do 2º disco solo da cantora, que transita pelo universo da música brasileira contemporânea por meio da fusão de suas experiências musicais. No repertório, 12 faixas – inéditas e releituras - de compositores nacionais, como Tom Zé, Rita Lee, Otto, Gonzaguinha, Moraes Moreira, Cartola e Gilberto Gil. O projeto contemplou, além da gravação do CD, um show de lançamento no Teatro Castro Alves, em Salvador, dia 16 de março.

• Luê – Com apenas 22 anos de idade, a cantora e instrumentista - um dos nomes mais promissores da efervescente cena paraense - vem atraindo olhares por onde passa. Ela é filha de Júnio Soares, fundador do Arraial da Pavulagem, um dos projetos tracionais mais estabelecidos do estado. Luê mistura carimbos e cocos a outros ritmos, sem esquecer a influência erudita. O projeto selecionado contempla a gravação de seu primeiro CD, contendo dez faixas, a elaboração de um hotsite e um show de lançamento em Belém.

• Lia Sophia – Parte da cena contemporânea da MPB no Pará. Considerada uma das grandes especialistas em música romântica regional, também mistura sua influência de MPB com canções associadas à cultura brega paraense. O projeto contempla a gravação do seu 4º CD e show de lançamento em Belém.

Diversidade Cultural baiana e o Natura Musical

A região Nordeste, especialmente a Bahia, sempre esteve presente nos projetos selecionados pelo programa. Para a Natura, o apoio fomenta e reforça ainda mais o compromisso da empresa com a cultura brasileira. Em seis anos, o estado recebeu grandes turnês nacionais como Lenine (2009), Arnaldo Antunes (2009), Céu (2009) e Vanessa da Mata (2010). Em 2009, o Natura Musical patrocinou o I Festival Internacional da Sanfona, realizado em Juazeiro.

Em 2010, Gilberto Gil lançou, com patrocínio do programa, o CD Fé na Festa e Carlinhos Brown gravou os CDs ‘Adobró’ e ‘Diminuto’. Recentemente, o cantor e compositor baiano gravou em Salvador, no Teatro Castro Alves, o DVD “Romântico Ambiente”. Além disso, o Natura Musical apoia, desde 2010, o Sarau du Brown, um dos principais eventos do verão baiano, comando por Carlinhos Brown. O programa presenteia o público com participação de artistas Natura Musical. Já estiveram presentes: Marcelo Jeneci, Karina Buhr, Aline Calixto, o rapper Flávio Renegado, entre outros.

A trajetória do Natura Musical no estado se solidificou esse ano com a abertura da turnê da cantora Roberta Sá, dos ensaios de Mariene de Castro e do lançamento do CD de Márcia Castro, além da participação dos artistas no Sarau du Brown.

Sobre o Natura Musical

É o Programa de apoio à cultura brasileira da Natura com foco em música, que atua por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet ou do Audiovisual; a Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; as Turnês Nacionais de artistas reconhecidos do grande público e da crítica especializada e os Festivais. Lançado em 2005, o Programa beneficiou projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira patrocinando mais de 170 projetos em todas as edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 17 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e mais de 600 mil pessoas beneficiadas. Saiba mais no portal www.naturamusical.com.br ou nas redes sociais do programa no Facebook, Twitter e Youtube.

Sobre a Natura

A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com uma receita anual superior a R$ 5,5 bilhões. Sediada em Cajamar, São Paulo, a companhia conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França.

O desenvolvimento sustentável orienta a maneira da empresa fazer negócios desde sua fundação em 1969. A paixão pelas relações fez a companhia adotar a venda direta como modelo de negócios e atualmente reúne mais de 1,421 milhão de consultoras, sendo 1,175 milhão no Brasil e cerca de 246 mil no exterior, que disseminam a proposta de valor da empresa aos consumidores.

Para a Natura, inovação é um dos pilares para o alcance deste desenvolvimento sustentável. No ano passado, destinou R$ 146,6 milhões e lançou 164 itens, atingindo um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados nos últimos 2 anos, de 64,8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário