11/05/2012

MURAL Itália-Brasil


Artistas brasileiro e italiano criam em conjunto murais para Salvador.

Será inaugurada no dia 15 de maio, as 19h, a exposição Mural Itália-Brasil, na Caixa Cultural de Salvador, com o artista italiano Lucamaleonte e o baiano Corexplosion, com a curadoria de Marco Antonio Teobaldo (idealizador do projeto). Os dois artistas trabalharão em murais no pátio da Caixa Cultural Salvador, no Viaduto do Canela e no Bairro da Paz, levando sua arte para os espaços ao ar livre, chamando a atenção também das pessoas que não costumam frequentar os ambientes de exposição de obras de arte.


O projeto Mural Itália-Brasil é uma ação conjunta entre oito artistas dos dois países, por ocasião das comemorações do "Momento Itália-Brasil", para a promoção da arte urbana italo-brasileira, nas cidades de Brasília, Salvador e Rio de Janeiro. Um artista local e convidados italianos, criam murais em grandes dimensões, utilizando as técnicas de grafitti, pôster arte, máscaras de estêncil e adesivos, enfim, todas aquelas que compõem o repertório da street art.

De acordo com o curador, este projeto vai estimular a arte urbana, promovendo ações educativas para geração de novos talentos, e, propor aos artistas urbanos e à população em geral, uma consciência de preservação do patrimônio público de suas cidades.

O projeto será realizado em Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. Durante as celebrações do "Momento Itália-Brasil", que acontecem no período de setembro de 2001 a junho de 2012.

Inaugurações dos murais:

08 de Maio - Brasília

15 de Maio - Salvador

25 de Junho - Rio de Janeiro (abertura da exposição e lançamento do catálogo)


Ficha técnica

Coordenação: Quimera Empreendimentos Culturais


Curadoria: Marco Antonio Teobaldo


Artistas:

- Brasília: Eikonprojekt (Omino71 e Mr. Klevra) e Guga Baygon

- Rio de Janeiro: Orticanoodles (Wally e Alita) e Ozi

- Salvador: Lucamaleonte e Corexplosion


Texto critico e palestras:

Heloisa Buarque de Hollanda


Parceria:

Embaixada da Itália no Brasil - Momento Itália-Brasil

Instituto Italiano de Cultura - IIC-Rio

Instituto Italiano de Cultura - IIC-SP

Sub-prefeitura do Centro e Centro Histórico do Rio de Janeiro

Patrocínio:

Caixa Econômica Federal

Governo Federal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário