25/05/2012

Glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no país

Neste sábado(26.05) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença que afeta o nervo óptico e é a maior causa de cegueira irreversível do país. A doença atinge cerca de um milhão de brasileiros, afetando, em particular, pessoas com familiares que são portadores da doença, com mais de 40 anos de idade, pertencente à raça negra, diabéticos, pacientes que possuem alto grau de miopia ou que tiveram traumas oculares.

Segundo a médica oftalmologista Claudia Galvão, que atua no Itaigara Memorial Hospital Dia, a prevalência do glaucoma aumenta muito com a idade. Com o tratamento adequado, o ritmo de progressão da doença cai, e consegue-se retardar significativamente aperda da visão do paciente. Por não ter cura, a melhor forma de prevenção é a realização de exames oftalmológicos periódicos. “Os pacientes sem histórico familiar da doença podem realizar um exame anual. Os que possuem este histórico não devem descuidar e fazer logo os exames”, disse a médica.

Em todo o mundo,o glaucoma é a segunda principal causa de perda de visão que pode ser evitada. As projeções indicam um número total de casos suspeitos de glaucoma em cerca de 70 milhões em todo o mundo. Pelo menos sete milhões de pacientes com glaucoma estão cegos dos dois olhos e este número vem aumentando. Estatísticas mostram ainda que 80% dos portadores não sentem nada nos estágios iniciais e só percebem o problema em quadros mais avançados, dificultando o controle do glaucoma. Cerca de metade dos pacientes sequer sabem que têm a doença. “É uma doença silenciosa. Precisa-se atenção a este problema”, alerta Claudia Galvão.

Os tipos mais comuns do glaucoma são o de ângulo aberto e o de ângulo fechado, que se diferenciam pelos sintomas e tratamento. Geralmente, o aberto não apresenta sintomas, apenas percebe-se a perda quando o nervo óptico está bastante lesado. Já o fechado, ocorre quando o sistema de drenagem é bloqueado, e o líquido não consegue penetrar para ser drenado. Assim, o paciente quando possui sintomas, apresenta fortes dores na cabeça e no olho, que podem provocar vômitos e redução da visão ou visão borrada. De acordo com a especialista, “o de ângulo fechado possui um tratamento mais difícil pelo fato da pressão ocular estar muito elevada, fato que pode lesar o nervo de forma rápida e agressiva”.

Há três tipos de tratamento para o glaucoma: uso de colírios, aplicações a laser e cirurgia. O uso de medicamentos é o tratamento inicial mais frequente. O colírio tem objetivo de controlar a pressão ocular, seja pela diminuição da produção do humor aquoso ou pelo aumento da saída do líquido do olho. Sendo assim, há uma proteção do nervo, e, consequentemente, a manutenção da visão. Esses tratamentos podem ser combinados, a escolha vai depender do grau da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário