23/05/2012

FUNCEB ITINERANTE circula pelos macroterritórios da Bahia em junho


Pelo segundo ano, comitiva formada pelos dirigentes da Fundação Cultural do Estado da Bahia visita cidades do interior baiano para discutir políticas públicas para as Artes.

Dando continuidade aos processos de diálogo com a sociedade e de construção dos Colegiados Setoriais das Artes na Bahia, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), realiza a 2ª edição do FUNCEB ITINERANTE.

O projeto reúne os dirigentes da FUNCEB para visitar os seis macroterritórios de identidade baianos, promovendo encontros com o objetivo de estabelecer contato com realidades distintas do estado para a concepção das políticas públicas para as Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro, além de Cultura Digital. A viagem, que dura 12 dias em sequência, vai passar por Teixeira de Freitas (7/6), Jequié (9/6), Santa Mariada Vitória (11/6), Seabra (13/6), Euclides da Cunha (15/6) e Cruz das Almas(17/6), que representarão os macroterritórios a que pertencem.

A equipe que integra o FUNCEB ITINERANTE é formada pela diretora geral da FUNCEB, Nehle Franke; o diretor de Artes, Alexandre Molina; adiretora de Audiovisual, Sofia Federico; a diretora Administrativo-Financeira, Lia Silveira; os coordenadores de linguagens artísticas: Luciana Vasconcelos, de Artes Visuais; Alda Souza, de Circo; Matias Santiago, de Dança; Milena Britto,de Literatura; Cássio Nobre, de Música; e Maria Marighella, de Teatro; o assessor de Relações Institucionais, Kuka Matos; o coordenador Marcelo Moacyr, representando o Centro de Formação em Artes; além de assessores técnicos e do responsável pela Assessoria Especial para Juventude e Cultura Digital da SecultBA, Diogo Carvalho.

Todos eles se farão presentes nos encontros em cada município, que são abertos ao público, e acontecem das 9 às 18 horas, com credenciamento das 8h30 às 9 horas e intervalo de almoço entre meio-dia e 14 horas. Em articulação com representantes territoriais da SecultBA presentes em todo o estado e dirigentes locais, a atividade intenciona atrair às cidades visitadas cidadãos de todo seu entorno: artistas, produtores, gestores, professores, pesquisadores, multiplicadores, estudantes e demais profissionais e pessoas interessadas nas Artes. A realização do projeto conta ainda com apoio das prefeituras municipais das cidades envolvidas e da Diretoria de Espaços Culturais (Sudecult/ SecultBA).

Além de pautar as linguagens artísticas e as ações realizadas e planejadas pela FUNCEB, os encontros objetivam desenvolver o plano de construção dos Colegiados Setoriais das Artes, previstos na Lei Orgânica da Cultura do Estado da Bahia (Lei nº 12.365 de 30/11/2011). Visam também a estimular a organização dos setores artísticos, fomentar o debate, ouvir a sociedade em relação às demandas para as linguagens artísticas e promover a articulação com agentes, grupos e instituições culturais do interior da Bahia. Neste sentido, também irá atuar na divulgação da produção artística local, através da cobertura das atividades e do diagnóstico daquilo que se encontrará em cada região.

Sobre a 1ª edição do projeto: FUNCEB ITINERANTE 2011 - Entre 24 de agosto e 4 de setembro de 2011, a1ª edição do FUNCEB ITINERANTE percorreu cerca de 2.700 quilômetros na Bahia, visitando os seis macroterritórios de identidade baianos, representados pelas cidades de Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Itaberaba, Barreiras, Vitória da Conquista e Ilhéus. A atividade atraiu, no total, cerca de 300 pessoas, inclusive cidadãos do entorno das cidades visitadas.

Esta oportunidade de reconhecimento da realidade artística na Bahia, compartilhada pela própria comunidade cultural de diferentes regiões, aliada com os Encontros Setoriais realizados em Salvador e com os pleitos resultantes das 26 Conferências Territoriais realizadas pela SecultBA no segundo semestre do ano passado, deramo suporte do planejamento das ações da FUNCEB para 2012.

Dentre os reflexos deste processo,está a concepção e lançamento do Calendário das Artes, resultado da simplificação, ampliação e territorialização do Calendário de Apoio a Projetos Culturais,que a FUNCEB realizou entre os anos de 2008 e 2011. Mantendo a finalidade de organizar as solicitações e a distribuição de recursos ao longo do ano, o Calendário das Artes se apresenta de forma ainda mais facilitada, com investimento financeiro maior do que era utilizado pelo Calendário de Apoio e compremissas que buscam a barcar propostas de todas as regiões do estado em quantidade igualitária: as propostas de cada um dos seis Macroterritórios competem apenas entre si e são avaliadas por comissões de seleção que, além de membros do Estado, incluem representantes locais, escolhidos através de consulta a entidades artísticas e culturais ali representativas. Outro importante resultado pôde ser verificado nas Conferências Setoriais de Cultura de 2011,realizadas em Salvador, que tiveram a presença de participantes dos encontros do FUNCEB ITINERANTE. Com o maior comparecimento de pessoas mobilizadas do interior do estado, a pluralidade nos debates foi ampliada.

FUNCEB ITINERANTE 2012

Roteiro:

Teixeira de Freitas: 7/6 (quinta-feira)

Jequié: 9/6 (sábado)

Santa Maria da Vitória: 11/6 (segunda-feira)

Seabra: 13/6 (quarta-feira)

Euclides da Cunha: 15/6 (sexta-feira)

Cruz das Almas: 17/6 (domingo)

Horário: das8:30 às 12 horas e das 14 às 18 horas

Aberto ao público

www.fundacaocultural.ba.gov.br/funcebitinerante

Realização:FUNCEB/ SecultBA
Apoio: Prefeituras de Teixeira de Freitas, Jequié, SantaMaria da Vitória, Seabra, Euclides da Cunha e Cruz das Almas/ Diretoria de Espaços Culturais/ SUDECULT

Nenhum comentário:

Postar um comentário