28/05/2012

Estão abertas as incrições para edital público do Natura Musical exclusivo para Bahia

Com o olhar ainda mais atento às diversidades regionais, o Edital Natura Musical chega à região Nordeste.

A Natura, por meio do Programa Natura Musical, abre inscrições para seu primeiro edital exclusivo para o Estado da Bahia. O cadastro de interessados é gratuito e poderá ser realizado até o dia 18 de junho pelo site do www.natura.net/patrocinios. Aberto a pessoas física e jurídica, os editais buscam propostas em diversos formatos,que tenham a música como foco principal, tais como gravações de CD, DVD, showse festivais, ou ainda projetos de resgate e preservação da memória musical brasileira por meio de livros, filmes, pesquisas, acervos, palestras e workshops para formação artística.

Com este lançamento, a Natura amplia para cinco o número de editais a serem abertos este ano,totalizando R$ 6 milhões investidos, um aumento superior a 100% em relação a 2011. Com o acréscimo dos estados da Bahia e do Pará e de mais uma versão do Edital Nacional às edições já existentes do Nacional e Regional Minas Gerais, oferece ainda mais oportunidades e incentivos para os artistas desenvolverem suas iniciativas culturais.

A premissa para todos os projetos que são escolhidos pela Natura é a adequação ao conceito do Natura Musical: projetos que combinem a diversidade dos ritmos brasileiros com os conceitos sonoros universais, que valorizem uma música que tenha origem na essência da nossa brasilidade. Entre os critérios adotados estão a Relevância cultural, Excelência artística, o Potencial de visibilidade e Mobilização depúblico; a Inovação, Acessibilidade; Abrangência Geográfica, Viabilidade e oCusto Benefício.

A realização do edital na Bahia, por meio da lei de incentivo Faz Cultura!, representa um olhar ampliado para a cultura brasileira como uma grande miscigenação. Esse investimento reforça o movimento do programa de estar cada vez mais próximo de regiões em que a cena musical temganhado maior relevância, a exemplo da história que o Natura Musical vem construindo em Minas Gerais desde 2005.

Embora todas as ações do Natura Musical visem fomentar a produção musical brasileira, a abertura de cada um desses editais regionais vai realçar vertentes diferentes. Na Bahia, o Natura Musical pretende estimular a cultura plural, explorar novas cenas, revelar o diverso, resgatar as raízes e reverenciar o consagrado. Tudo isso, em um mercado musical que já tem projeção nacional, mas que ainda tem territórios a serem melhor difundidos nacional e mesmo regionalmente.

A iniciativa nasceu a partir do desejo da empresa de aprofundar a relaçãocom as peculiaridades de cada região, que com suas tradições e costumes, compõea diversidade brasileira. A Natura entende que para dialogar genuinamente precisava estar mais próxima do local, e foi com esse objetivo que iniciou o processo de regionalização, há quatro anos. “Assim conseguimos amplificar ecombinar a nossa essência com os traços culturais de cada região. A expansão do Natura Musical para regional é um marco no processo de valorização da exuberância cultural que encontramos no Norte e Nordeste e ratifica o nosso movimento nessa direção”, afirma Daniel Silveira, Diretor Regional da Natura nas regiões Norte e Nordeste.

SOBRE O NATURA MUSICAL

É o Programa de apoio à cultura brasileira da Natura com foco em música, que atua por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet ou do Audiovisual; a Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; as Turnês Nacionais de artistas reconhecidos do grande público e da crítica especializada e os Festivais. Lançado em 2005, o Programa beneficiou projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira patrocinando mais de 170 projetos em todas as edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 17 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e mais de 600 mil pessoas beneficiadas. Saiba mais no portal www.naturamusical.com.br ou nas redes sociais do programa no Facebook, Twitter e Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário