08/05/2012

Espetáculo "Ensaio de Casamento" faz última semana de apresentações no Teatro Molière


Foto: Tiago Lima.

A montagem de estreia do Teatro em Boa Companhia, Ensaio de Casamento, encerra sua temporada de apresentações no Teatro Molière (Aliança Francesa) neste fim de semana, de sexta a domingo, até 13 de maio, às 20h. No palco, as reflexões de um casamento e uma vivência em crise discutidas pelos olhos de um casal de atores ensaiando seu novo espetáculo.

Repleta de metalinguagem, com citações ao universo dos personagens de Shakespeare e reflexões sobre o casamento e avivência em conjunto, a montagem dialoga com o público e reitera a boa parceria da direção de Nadja Turenkko, com os atores Wanderley Meira e Maria Marighella. As apresentações no Teatro Molière integram o projeto contemplado pela FUNARTE no edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010.

Os atores Wanderley e Maria Marighella encarnam um casal que discute no palco a continuidade do casamento enquanto ensaiam “Nossa Peça de Separação”, revivendo em cena personagens clássicos de Shakespeare: Romeu e Julieta, Otelo e Desdêmona e Catarina, A Megera Domada, numa trama que envolve os atores, que funcionam como pessoas, personas e personagens, em um texto que aborda passado, presente e futuro e que prende a atenção do público do começo ao fim.

“Dentro dessas diversas camadas do texto que se superpõem em um jogo de metalinguagem, podemos mergulhar nas paixões dos dois artistas pelo teatro, nas paixões humanas evocadas dentro do próprio jogo da encenação da peça dentro da peça”, explica Nadja Turenkko, diretora da peça.

“Em Ensaio de Casamento,a cenografia cria e engendra, ao mesmo tempo, as ideias de território e suspensão, enquanto os figurinos funcionam como máscaras que evocam o passado e preconizam o futuro. A trilha sonora pontua e traduz o espaço, o “loco”, erguendo e derrubando as diversas arenas e a iluminação servirá de “mestre do tempo”,dimensionando o estado de memória, o estado do presente e aquilo que se suspende entre os dois”, acrescenta Turenkko.

“É um espetáculo que envolve os atores, com seus diversos personagens, e a plateia, que até certo ponto, não sabe se o texto pertence aos personagens de ‘Nossa Peça de Separação’ ou aos de ‘Ensaio de Casamento’, dentro de uma perspectiva de metalinguagem”, explica Wanderley Meira, criador do texto do espetáculo.

Serviço:

O quê? Espetáculo Ensaio de Casamento

Quando?Sexta, sábado e domingos (de 11 a 13/05)

Onde?Teatro Molière – Aliança Francesa

Preço:R$ 10 e R$ 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário